Buscar

Qual a diferença entre preservação e conservação? Como é a disciplina de Preservação e conservação de bens culturais?

Pergunta feita sobre a área de preservação e conservação, e como se define a disciplina de Preservação e conservação de bens culturais.

💡 4 Respostas

User badge image

Bruno RIbeiro Diniz de Rezende Alves (Potter)

Preservação é quando identificamos os danos causado pelo tempo e por diversos fatores e tentamos remediá-los.

Conservação é o processo posterior à Preservação, onde tentamos mantes um padrão obtido na restauração/preservação.

 

A disciplina consiste em teoria/prática, e é dividida em Preservação e Conservação I & II.

Em PeC I estudamos os métodos mais adequadosde restauração, os diversos materiais que compoem os acervos e os conceitos de preservação.

Após isso, nos é dado uma peça do acervo do museu para que estudamos a sua origem/funcionalidade e seus materiais.

Somente em PeC II é que começamos a prática, onde começamos a limpeza da peça estudada na disciplina anterior.

3
Dislike1
User badge image

Suzianne França

  Com o correr do tempo, o preservacionismo tornou-se sinônimo de salvar espécies, áreas naturais, ecossistemas e biomas. Tende a compreender a proteção da natureza, independentemente do interesse utilitário e do valor econômico que possa conter.

   Já a visão conservacionista, contempla o amor pela natureza, mas permite o uso sustentável e assume um significado de salvar a natureza para algum fim ou integrando o ser humano. Na conservação a participação humana precisa ser de harmonia e sempre com intuito de proteção.

 

A carga-horária: 60 hs

Apresentação e discussão de conceitos e da história dos patrimônios, museus e memórias sociais, com especial enfoque nos museus como espaço de memória, e o seu papel na formação da sociedade.

Proporcionar conhecimentos básicos sobre o tema e preparar os alunos para relacioná-los e utilizá-los nas disciplinas que se seguirão. A disciplina será fundamentada nas diretrizes dos orgãos responsáveis pela preservação do patrimônio nacionais e internacionais. 

 

 

3
Dislike0
User badge image

Kátia Maise

Preservação é tudo que envolve o objeto e seu ambiente físico. Exemplos: Conservação é um tipo de preservação, ação educativa também, já que é um meio que garante que as informações sejam passadas para todos e que ela não se perca, o próprio espaço museológico, ou seja, todos os fatores que envolvem e garantem a proteção dos acervos museológicos. 

 

Já a conservação é, primeiramente o diagnostico dos objetos museais e, posteriormente, ações diretas e métodos que auxiliam na garantia da salvaguarda do objeto, bem como: suas formas de higienização, acondicionamento e armazenamento das peças. 

 

espero ter ajudado! 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais