Buscar

Como é a reparação de um trauma medular provocado por arma de fogo no nivel de C6 e C7, comente as seqüelas

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

4 Como Determinar o Nível Funcional da Lesão

As lesões da medula espinha tipicamente são divididas em duas amplas categorias funcionais: tetraplegia e paraplegia.

Quando a lesão se localiza na medula cervical, ocasiona tetraplegia (quadriplegia) por comprometer a função dos MMSS, do tronco e dos MMII, inclusive dos músculos respiratórios.

Quando a lesão ocorre nos segmentos medulares torácicos, lombares ou sacrais, provoca paraplegia, comprometendo a função do tronco e dos MMII.

American Spinal Injury Association (ASIA) padronizou a classificação neurológica da lesão medular utilizando o músculo-chave para determinar o nível motor e o ponto-chave de sensibilidade para definir o nível sensitivo.

clip_image008O nível exato de tetraplegia ou da paraplegia é determinado pelo segmento mais caudal da medula com funções motora e sensitiva normais em ambos os lados do corpo.

Quadro n1 – Classificação neurologia da lesão medular

Raiz Músculo-chave

C5 Flexores do cotovelo

C6 Extensores do punho

C7 Extensor do cotovelo

C8 Flexor profundo do 3º dedo

T1 Adutor do 5º dedo

L2 Flexores do quadril

L3 Extensores do joelho

L4 Dorsiflexores do tornozelo

L5 Extensor longo do hálux

S1 Flexores plantares do tornozelo

 

 

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

continuçao da resposta anterior

Quadro n1 – Classificação neurologia da lesão medular

Raiz Músculo-chave

C5 Flexores do cotovelo

C6 Extensores do punho

C7 Extensor do cotovelo

C8 Flexor profundo do 3º dedo

T1 Adutor do 5º dedo

L2 Flexores do quadril

L3 Extensores do joelho

L4 Dorsiflexores do tornozelo

L5 Extensor longo do hálux

S1 Flexores plantares do tornozelo

5 Classificação Quanto ao Grau da Lesão

Em relação ao grau de lesão pode ser classificada como completa ou incompleta

· Completa: quando há ausência de função motora e sensitiva nos dermátomos e/ou miótomos inervados pelos segmentos sacrais. Alguns dermátomos e miótomos caudais à lesão podem permanecer parcialmente inervados, dando lugar à zona chamada de preservação parcial.

· Incompleta: quando o exame físico constata a presença de função sensitiva e/ou motora abaixo do nível de lesão, incluindo os dermátomos e/ou miótomos inervados pelos segmentos medulares sacrais.

A ASIA, baseando-se na classificação de Frankel, elaborou a Escala de Deficiência ASIA, que específica o grau de comprometimento sensitivo-motor provocado pela lesão medular

Quadro n 2 – Escala de Deficiência – ASIA

A. Completa

Ausência de função sensitivo-motora nos segmentos sacrais.

B. Incompleta

Há função sensitiva abaixo do nível de lesão, incluindo os dermátomos sacrais, porém não há função motora.

C. Incompleta

Há função motora abaixo do nível de lesão, incluindo os dermátomos sacrais, e a maioria dos músculos-chave localizados abaixo da lesão tem grau muscular inferior a três.

D. Incompleta

Há função motora abaixo do nível de lesão, incluindo os dermátomos sacrais, e a maioria dos músculos-chave localizados abaixo da lesão tem grau muscular superior a três.

E. Normal

As funções sensitivas e morais são normais

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O uso de auto-enxerto de tecido permanece a técnica “padrão ouro” para a 3rd-leadreparação dos nervos periféricos lesionados, no entanto, esta recuperação ainda é abaixo da ideal. Assim, pesquisadores agora estão focando a atenção sobre a vitamina D, uma molécula cujas ações neurotróficas e neuroprotetoras estão cada vez mais sendo reconhecidas.


Sabemos que o trauma na medula pode produzir lesões envolvendo as medulas espinal, vertebral ou ambas. Ocasionalmente, os nervos medulares são afetados. A anatomia da coluna vertebral é revisada em outro local.


A lesão cervical alta (em C5 ou acima) afeta os músculos que controlam a respiração, causando insuficiência respiratória; pode ocorrer dependência do ventilador, especialmente em lesões em C3 ou acima dela. A disfunção autônoma da lesão da medula cervical pode resultar em bradicardia e hipotensão, o denominado choque espinal neurogênico; diferente de outras formas de choque, a pele permanece quente e seca. Arritmias e instabilidade da pressão arterial (PA) podem acontecer.


Portanto, as lesões são tratadas com repouso, analgésicos e relaxantes musculares, com ou sem cirurgia, até que edema e dor locais estejam melhores. Tratamento geral adicional para pacientes com trauma é fornecido conforme necessário. As lesões instáveis são imobilizadas até que osso e tecidos moles tenham cicatrizado no alinhamento correto; algumas vezes, cirurgia com fusão e fixação interna é necessária. Pacientes com lesões medulares incompletas podem apresentar melhora neurológica significante após descompressão. Em contraste, o retorno da função neurológica útil abaixo do nível da lesão é improvável. Dessa forma, a meta da cirurgia é estabilizar a coluna para permitir mobilização precoce.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais