Buscar

Atividade g1

A corrente filosofia empirista acredita que o conhecimento se dá através das experiências John Locke seu maior representante afirma que: Não existe nada em nossa mente que não tenha antes passado pelos sentidos. Descreva apresentando agrupamentos fundamentando essa compreensão de John Locke.

💡 1 Resposta

User badge image

hamilton fernandes

Resposta para atividade avaliativa de instrumentalização cientifica

R: John Locke (1632-1704), um dos mais importantes filósofos ingleses modernos, que inaugurou a escola chamada Empirismo Britânico. Segundo Locke, Deus nos conferiu apenas as faculdades para que pudéssemos adquirir conhecimento, ao nascermos, somos como uma folha em branco, que é escrita na medida em que vivemos e temos experiência com mundo, John Locke supõe que se a mente é um papel em branco desprovida de todos os caracteres sem quaisquer ideias, como ela é alimentada? De onde vem todas as informações da razão e do conhecimento, de onde vem a fantasia e os sonhos? John Locke responde com uma só palavra: experiência. Basicamente é isso que o empirismo sustenta, contrapondo-se ao racionalismo, que privilegia a razão como fonte segura do conhecimento. Mas isso não quer dizer que, para Locke, a razão não tem nenhuma função no processo cognitivo e que apenas aprendemos por meio das sensações. Seria um absurdo dizer isso, porque equivaleria a dizer que um matemático, para saber que um triângulo possui três lados, teria que encontrar um triângulo andando pela rua. Segundo Locke o conhecimento está fundamentado na experiência, que nos fornece as ideias que constituem tudo aquilo que podemos saber sobre o mundo. As fontes dessas ideias, diz Locke, são duas:  sensação e reflexão;

- Sensação: é a percepção de objetos sensíveis e particulares, como o paladar, sabor de algum alimento que gostamos, olfato, cheiros que nos agrada, como o de algum alimento ou perfume que nos agrade, audição, uma canção preferida e visão, imagens que temos preferência em ver.

- Reflexão: Ao dar vida aos nossos sentidos acima descritos, que atingimos o entendimento das coisas, sem as janelas abertas para a luz vinda da experiência, nossa mente permanece como um quarto escuro.

Os limites do que podemos conhecer, desse modo, são as ideias. Não podemos ir além delas. Essas ideias são divididas em simples e complexas.

 

- Ideais Simples são as que nos chegam misturadas num objeto, mas que podem ser separadas pelos diferentes sentidos pelos quais as recebemos: a textura lisa, o aroma perfumado, o gosto doce, a consistência firme e a cor vermelha são ideias simples que podemos distinguir da maçã.

- Ideias Complexas acontece quando nossa mente é preenchida dessas ideias simples, podemos formar, combinando-as, ideias complexas, como, por exemplo, homem, beleza, maçã ou universo.

             Em resumo, diz Locke: "Conhecimento consiste na percepção do acordo ou desacordo de duas ideias. Parece-me, pois, que o conhecimento nada mais é do que a percepção da conexão e acordo, ou desacordo e rejeição, de quaisquer de nossas ideais."

 

 

 

9
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais