Buscar

apol 5

Questão 1/7

Com relação aos pensamentos de Weber, é correto afirmar:

A

Weber formulou uma teoria chamada de individualismo metodológico.

Você acertou!

Está correto de acordo com o material estudado. Essa teoria estudava o papel e as ações dos sujeitos.

B

Para Weber, é a sociedade, ou a estrutura macro, que cria e produz o micro.

C

Weber entende que são as relações sociais que produzem a ação individual dos sujeitos.

D

O pensamento de Weber e Durkheim é similar e inverso. 


Questão 2/7
O material em estudo aponta qual foram os primeiros empreendimentos mercantis privados no Brasil. Para Marcelino (2016) apud Mazzeo (1988), esses empreendimentos chamavam-se:
A
Caravelas hereditárias
B
Navios mercantis
C
Embarcações de especiarias
D
Capitanias hereditárias

Você acertou!

Correta pois, apesar da posse da terra ser dada pelo Estado, a produção e a riqueza era gerada para o donatário, isto é, o dono da terra, conhecido como o dono dos meios de produção.


Questão 3/7

Com relação ao direito à saúde, é possível afirmar:

A
Prevista no artigo 196 da Constituição Federal de 1988, é concebida como um direito restrito e universal.
B
O conceito de saúde, restrito, e presente na Lei 8.080/1990, afirma que a saúde é compreendida ampliadamente, a partir da conjugação de condições de alimentação, moradia, educação, lazer, transporte e emprego, e das formas de organização social de produção.
C
Com relação ao dever do Estado  na LOS, no que diz respeito ao direito à saúde, este consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

Você acertou!

A responsabilidade tal como está prevista na alternativa está de acordo com o art. 2º da Lei Orgânica da Saúde. (LOS).

D
Um dos princípios integrantes do SUS diz respeito à igualdade na assistência à saúde, reforçando assim, preconceitos ou privilégios em suas mais variadas formas.

Questão 4/7

Weber aborda temas como ação social e tipo ideal. Sobre os temas, analise as assertivas abaixo.

I.Por ação social estão presentes as mais diversas atitudes dos seres humanos, como trabalhar, estudar, comprar e vender, consumir, agir com violência, praticar uma boa ação, etc.

II.O tipo ideal, para Weber, é, um instrumental teórico que irá orientar a investigação, fornecendo um parâmetro social para compreender o fenômeno estudado.

III. A tipologia sobre um parâmetro ideal é uma construção mental do pesquisador, que possibilita a apreensão de fenômeno com base num conjunto de características e peculiaridades que não foram previamente elaboradas.

A

I e III.

B

Apenas a III.

C

II e III.

D

I e II.

Você acertou!

De acordo com o material estudado. Observe os conceitos trabalhados na aula sobre Weber!


Questão 5/7
De acordo com os estudos sobre a História do Brasil, os autores citados pela professora Carla Marcelino (2016) colocam que a expansão industrial brasileira se deu de forma atrelada à forte economia da produção da época, que era centrada na produção de:
A
café

Você acertou!

Correta pois o Brasil sempre teve uma forte economia centrada na produção de café, principalmente os estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e mais tarde São Paulo. Essa economia tanto movimentava o mercado interno como o mercado externo da produção e do consumo.

B
cana-de-açucar
C
leite
D
automóveis

Questão 6/7

Com relação à previdência social:

I. No Brasil, a previdência social adotou o regime de repartição, que é um sistema previdenciário que para prover a aposentadoria dos inativos e demais beneficiários, conta com quem está contribuindo no momento que, por sua vez, contam com a contribuição das gerações seguintes de contribuintes.

II. Com relação ao regime de capitalização, neste regime os benefícios de cada contribuinte são custeados pela capitalização prévia dos recursos advindos das contribuições que ele mesmo fez ao longo da vida ativa.

 

III.  Segundo o art. 201 da Constituição, a previdência social tem um caráter contributivo e que será destinada ao segurado no caso de aposentadoria, doença, invalidez, morte, gravidez, maternidade, desemprego involuntário.

Está correto o que se afirma em:

A

I e II.

B

II e III.

C

Apenas a I.

D

I, II e III.

Você acertou!

Está correto de acordo com o material estudado!

Questão 7/7
De acordo com o material em estudo, a profª Carla Marcelino indica que a matéria-prima do trabalho do Serviço Social na sociedade capitalista são as desiguladades sociais provocadas pelo capitalismo. Dessa forma, assinale qual é o objeto de trabalho do Assistente Social discutido no texto.
A
São as expressões da questão social.

Você acertou!

A resposta correta está na sentença “a”, que justifica o objeto de trabalho do assistente social, que são as expressões da questão social nas suas mais diversas formas expostas na sociedade capitalista.

B
É o mercado financeiro.
C
Simplesmente a empregabilidade do trabalhador.
D
Todas as formas de violência na sociedade.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais