Buscar

quais os hormonios gonadotróficos e suas atividades nas gonodas

💡 2 Respostas

User badge image

Andreia Dias

Os hormonios gonadotroficos sao o LH(hormonio luteinizante) e o FSH(hormonio foliculo estilmulante).

No aparelho reprodutor feminino:

Hormônio Folículo-Estimulante: causa a proliferação das células foliculares ovarianas e estimula a secreção de estrógeno, levando as cavidades foliculares a desenvolverem-se e a crescer.

Hormônio Luteinizante: aumenta ainda mais a secreção das células foliculares, estimulando a ovulação.

No aparelho reprodutor masculino o nome dos hormonios continuaram os mesmos, porém com finalidades diferentes:

FSH à estimula a espermatogênese pelas células dos túbulos seminíferos.

LH à estimula a produção de testosterona pelas células intersticiais dos testículos à características sexuais secundárias, elevação do desejo sexual.

 

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A pergunta se relaciona com o desenvolvimento sexual do corpo humano. Envolvendo duas partes importantes na regulação hormonal do organismo, a hipófise e as gonodas sexuais. 


A produção dos hormônios gonadotróficos é resultado de estímulos produzidos na hipófise, o FSH, LH e LTH. Cada um destes estímula uma ação específica.

Folículo Estimulante - FSH: Atua na estimulação do crescimento do epitélio do túbulo seminífero, com espermatogênese.

Hôrmonio Luteinizante - LH: Hormônio responsável pela formação do corpo lúteo na mulher. Estimula a atividade das células de Leydig, que produzem a testosterona no homem. 

Luteotrofina ou Prolactina - LTH: Responsável pela coloração amarela do corpo e estimula a contínua produção de seus hormônios. Tem ação no desenvolvimento das mamas na produção de leite. 


Estes hormônios levam a seguintes atividades nas gônodas. 

Homem:  A liberação do FSH e LH estimulam os testículos a produzirem testosterona e controlam a produção de espermatozoides. A testosterona por sua vez leva ao aparecimento das caracteristicas secundárias masculinas (pêlos, voz, etc), no sistema reprodutor atua no amadurecimento dos órgãos genitais, produção de espermatozoides e impulso sexual.

Mulher: A liberação do FSH e LH atua no organismo feminino com a liberação do estrogéneo e progesterona. Nos ovários, o FSH inicia o amadurecimento das células foliculares, estimulando a secreção de estrógeno que prosseguirá com o desenvolvimento do folículo. O LH promove ainda mais a secreção de estrógeno, induzido a ovulação, rompendo o folículo e liberando o ovócito primário. As caracteristícas secundárias femininas também surgem por ação destes hormônios (surgimento de pêlos pelo corpo, desenvolvimento da cintura pélvica (quadril), desenvolvimento dos seios). 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais