Buscar

como se escre o primeiro capitulo de monografia ?

💡 2 Respostas

User badge image

Tatiane Michele

A introdução corresponde à parte do texto na qual “devem constar a apresentação e a delimitação do assunto tratado, bem como a identificação e a justificativa do problema e os objetivos da pesquisa” (DIEHL & TATIN, 2004, p. 121).

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Toda boa monografia tem que mostrar para o seu leitor, o porquê da abordagem do tema. A banca vai exigir saber a quê veio o seu tema e qual a relação de importância entre ele e o seu curso. Em muitos casos, os acadêmicos acham que é mais complicado realizar a pesquisa do que justificar a sua existência, quando não é. É importante conhecer e trabalhar, sempre, com um bom escorço histórico antes, de, efetivamente, começar a abordar a parte prática do seu trabalho de pesquisa.


O importante a se considerar nesse primeiro momento, é que o seu escorço histórico vai permitir à banca e aos seus leitores, compreender que o seu tema de pesquisa não surgiu do éter, isto é, que ele está inserido em alguma esfera significante, e que, portanto, precisa ser considerado em âmbito acadêmico.


Nunca esqueça, antes de concluir seu primeiro capítulo, de estabelecer pontes entre o contexto histórico e as suas hipóteses de pesquisa, porque isso é fundamental para que o seu avaliador possa perceber que você não está “enchendo linguiça” (embora às vezes esteja), além de destacar a importância de se ter sempre um bom projeto de pesquisa do lado, focando sempre na parte das hipóteses.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas