Buscar

sistema nervoso periferico

descreva sobre os aspectos morfofuncionais do sistems nervoso periferico

💡 5 Respostas

User badge image

Felippe Sales

Bom dia :)

O sistema nervoso periférico (SNP) é a parte do sistema nervoso que se encontra fora do sistema nervoso central (SNC). É constituído por fibras (nervos), gânglios nervosos e órgãos terminais. A função do sistema nervoso periférico (SNP) é conectar o sistema nervoso central com as outras partes do corpo humano.

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

ORGANIZAÇÃO DO TECIDO NERVOSO O neurônio é constituído por um corpo celular (soma), um longo prolongamento, denominado axônio e de pequenas ramificações dendríticas. No corpo celular encontra-se o núcleo necessário à manutenção da vida celular. Os dendritos são curtos e numerosos, e o axônio pode ser longo ou não. Este último apresenta, em sua extremidade, uma arborização terminal, os telodendros. A condução do impulso nervoso é realizada em uma única direção, isto é, dos dendritos ao corpo celular. A relação funcional entre neurônios, na qual uma via de propagação de informação é estabelecida, recebe o nome de sinapse. Os dendritos são prolongamentos, geralmente muito ramificados, que atuam como receptores de estímulos. Os axônios são prolongamentos longos que atuam como condutores dos impulsos nervosos. Todos os axônios têm um início (cone de implantação), um meio (o axônio propriamente dito) e um fim (terminal axonal ou botão terminal). O terminal axonal é o local onde o axônio entra em contato com outros neurônios e/ou outras células. Nesse local, ocorre a passagem de informação (impulso nervoso). Algumas vezes os axônios possuem várias ramificações em suas regiões terminais. Cada ramificação forma uma sinapse com outros dendritos ou corpos celulares. Essas ramificações são chamadas coletivamente de arborização terminal. O axônio dos nervos periféricos é longo e de diâmetro constante, podendo estar envolvido por uma ou duas membranas: a bainha de mielina e a célula de Schwann. A mielina é uma bainha proteolipídica, formada em lâminas concêntricas, apresentando interrupções ao longo do axônio, os nódulos de Ranvier. Esse envoltório axonal está presente tanto no sistema nervoso central (SNC) como no sistema nervoso periférico (SNP). A mielina é sintetizada pela célula de Schwann no SNP, ao passo que, no SNC, ela é produzida por um tipo de célula pertencente à neuroglia, denominada de oligodendroglia. A célula de Schwann, denominada de lemócitos, é uma célula não nervosa responsável pela produção de mielina nos axônios periféricos. A formação da mielina é conhecida como processo de mielinização. As células da glia, que constituem o tecido nervoso junto com os neurônios, podem ser divididas em dois grandes grupos, a macroglia e a microglia.

A macroglia possui diferentes elementos, como os astrócitos e os oligodendrócitos. A microglia não apresenta divisões. Os astrócitos são de origem ectodérmica, e ambos os tipos, fibrosos e protoplasmáticos, podem ser encontrados tanto na substância branca como na substância cinzenta. Os oligodendrócitos também são de origem ectodérmica e são encontrados na substância branca e cinzenta. A microglia é de origem mesodérmica, apresentando propriedades fagocitárias após lesões do sistema nervoso. É encontrada tanto na substância cinzenta quanto na branca. O epitélio ependimário é outro elemento encontrado no sistema nervoso central, responsável pelo revestimento do canal central da medula espinhal bem como dos ventrículos encefálicos. Em algumas regiões intraventriculares, os vasos sanguíneos e o tecido conjuntivo da piamáter juntam-se ao epêndima, invaginando para o interior da cavidade ventricular, originando os plexos corióideos (Figura 2), que participam ativamente da produção do líquor ou liquido cefalorraquidiano (LC.

SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO O sistema nervoso periférico é constituído, estruturalmente, pelos nervos, que conectam as estruturas corporais e seus receptores com o SNC, e pelos gânglios, que são grupos de corpos de células nervosas associadas aos nervos. Inclui 12 pares de nervos cranianos, que se originam do cérebro e do tronco encefálico, e 31 pares de nervos espinhais, que têm origem na medula espinhal, deixando o canal vertebral através dos forames intervertebrais. Os pares dos nervos espinhais incluem: - oito nervos cervicais - doze nervos torácicos - cinco nervos lombares - cinco nervos sacrais - um nervo coccígeo Pode ser dividido, funcionalmente, em um componente aferente (sensitivo) e um eferente (motor).

 

Componente aferente Possui células nervosas sensitivas somáticas e células nervosas sensitivas viscerais. As primeiras levam informações de receptores localizados na pele, na fáscia e em torno das articulações ao SNC; as demais levam impulsos das vísceras para o SNC. Componente eferente Dividido em sistema nervoso somático (SNS) e sistema nervoso autônomo (SNA). O SNS é conhecido também como sistema nervoso voluntário porque sua função motora é controlada conscientemente. Ele possui células nervosas motoras somáticas que levam impulsos do SNC aos músculos estriados esqueléticos. O SNA, também conhecido como sistema nervoso involuntário, é composto por células nervosas motoras viscerais que transmitem impulsos para a musculatura lisa e para o músculo cardíaco, por exemplo. O SNA pode ser divido, funcionalmente, em sistema nervoso autônomo simpático (SNAS) e sistema nervoso autônomo parassimpático (SNAP).

 

ESTUDO ANATÔMICO E FUNCIONAL DOS NERVOS CRANIANOS Há doze pares de nervos cranianos (I ao XII pares). Com exceção dos dois primeiros pares, os dez últimos (III ao XII pares) apresentam sua origem na extensão do tronco encefálico (Figura 7)

Os nervos cranianos podem ser divididos em três grandes grupos: somíticos, branquiais e dos sentidos especiais. 1° Grupo: Nervos cranianos somíticos Representado pelos nervos cranianos exclusivamente motores. São eles: nervo oculomotor, nervo troclear, nervo abducente e nervo hipoglosso.

Os nervos oculomotor (III par), troclear (IV par) e abducente (VI par) são responsáveis pela inervação motora dos músculos extrínsecos dos olhos. O nervo hipoglosso (XII par) é responsável pela inervação motora dos músculos intrínsecos e extrínsecos da língua. Os nervos desse grupo são denominados nervos motores somáticos, exceto uma parte visceromotora do III par de nervos cranianos, o nervo oculomotor, responsável pela inervação autonômica do músculo esfíncter da pupila e músculo ciliar nos olhos. 2° Grupo: Nervos Cranianos Braquiais Grupo constituído tanto por fibras nervosas sensitivas quanto por motoras e, por isso, é denominado grupo nervos cranianos mistos. São eles: o nervo trigêmeo (V par, responsável pela inervação dos músculos da mastigação e do músculo tensor do tímpano), nervo facial (VII par, responsável pela inervação dos músculos mímicos da face, do ventre posterior do músculo digástrico e do músculo estapédio), nervo glossofaríngeo (IX par, responsável pela inervação do músculo estilofaríngeo e do músculo constritor superior da faringe), nervo vago (X par, responsável pela inervação dos músculos constritores da faringe e músculos intrínsecos da laringe) e nervo acessório (XI par, responsável por auxiliar o nervo vago na inervação dos músculos do palato mole). A inervação sensitiva desses nervos cranianos está exposta no quadro 1. 3° Grupo: Nervos Cranianos sensitivos especiais Os nervos cranianos sensitivos especiais são representados pelos nervos cranianos olfatório (I par), óptico (II par) e vestíbulo-coclear (VIII par). O único nervo craniano com origem no tronco encefálico é o nervo vestíbulo-coclear, responsável pela audição e pelo equilíbrio.

fonte:

http://rle.dainf.ct.utfpr.edu.br/hipermidia/images/documentos/Abordagem_morfofuncional_do_sistema_nervoso.pdf

1
Dislike0
User badge image

Brenda santos

Muitoo Obrigada pela sua ajuda !! 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais