Buscar

Tema para Sustentação Oral em Direito Internacional Público

Preciso escolher um tema para escrever e apresentar na aula de Direito Internacional Público.

Penso em falar sobre o Bloco Econômico que é a UE ou sobre os mecanismos de soluções de controvérsias nas Organizações Internacionais (OMC, especificamente).

O que acham? Sugestões? Obrigada.

💡 3 Respostas

User badge image

Paduan Seta Advocacia

O tema sobre mecanismos de soluções de controvérsias nas Organizações Internacionais é extremamente relevante e atual.

Na verdade, o tema amplo "mecanismos de soluções de controvérsias" é um assunto que está em alta em diversos países, inclusive no Brasil, cujos tais mecanismos tem sido incentivados.

Outro tema que poderá ser abordado, especificamente, seria a Arbitragem Internacional, assunto que está em alta e, nos próximos anos, será amplamente utilizado em diversas áreas do Direito.

Entendemos que esses dois temas são mais interessantes para se tratar, atualmente, do que sobre o Bloco Econômico da UE.

1
Dislike0
User badge image

Marcelo Souza

O tema sobre soluções de controvérsias parece interessante. Você poderia falar sobre cooperação econômica, é um outro tema legal. Blocos econômicos parece um tema já "batido"...

0
Dislike0
User badge image

Anderson Dorneles

Você pode pesquisar sobre a ONU e a situação dos refugiados da Síria e de outros países. Já que a monografia não necessariamente apresenta uma "nova tese" sobre o assunto, você não tem o fardo de encontrar uma solução (deixe isso para seu Mestrado rsrs). Nesse sentido, tem a questão da abertura e fechamento das fronteiras, da cooperação entre os países, ou mesmo uma releitura do problema (numa perspectiva panorâmica, não necessariamente aprofundada num específico aspecto) à luz de alguma teoria do momento (não sei se é o caso, mas muitas pessoas vem fazendo releituras à luz da Teoria Sistêmica). Enfim, espero que algo do que escrevi possa te ajudar em algo. Bons estudos!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais