Buscar

IMPLEMENTAÇÃO DE BANCO DE DADOS - Forum

Leia atentamente o seguinte contexto de negócio de onde são extraídas as relações a seguir que devem ser usadas para os dois momentos.
Estudo de Caso “ARTE-HOJE”
A Arte-hoje é uma galeria de arte que se encarrega da venda de quadros que estejam sendo expostos em sua galeria. A cada exposição, Marchand” seleciona novos quadros para venda e retira aqueles exibidos anteriormente.
Quando um quadro está sendo exposto, seu preço já foi previamente estabelecido através de contatos entre o, “Marchand” e o artista.
A partir de uma solicitação de compras de quadro pelo cliente, um vendedor verifica se o quadro já não foi vendido. Todo cliente pode comprar, no máximo, 3 quadros. Caso a solicitação exceda 3 itens somente os 3 de maior valor serão aceitos.
Com base também em informações fornecidas pelo cliente (nome, endereço, telefone) é emitida uma nota fiscal de venda. (ver anexo). O quadro não é retirado da exposição, simplesmente ele passa a ser registrada como vendido.
Caso a compra do cliente exceda R$ 50.000,00 a Arte-Hoje concede um desconto de 5% sobre o valor. Total da nota.
Caso o cliente não possua número de telefone disponível, deve ser informado o número da carteira de identidade.
Existe uma Companhia de Segurança que se encarrega da guarda dos quadros 24 horas por dia, divididos em 4 turnos de 4 guardas cada.
Ao final de cada exposição, uma relação com todos os quadros expostos, vendidos ou não, é enviada à Associação de Artistas do Estado do Rio de Janeiro.
Também ao final da exposição são gerados:
•    Um relatório, que é enviado à contabilidade, com a receita global da exposição.
•    Guias de entrega para os compradores dos quadros. Estas guias possuem a relação dos quadros comprados, preço, nome do comprador e endereço deste. 

Relações (as chaves primárias estão em negrito e sublinhado com linhas contínuas e as chaves estrangeiras sublinhadas com linhas pontilhadas) 
Artista = {codArtista, Nome, Cidade}
Quadros = {codQuadro, DescQuadro, codArtista, codCliente}
Exposição = {CodExp, DataAbertura, DataFechamento}
Cliente = {CodCLiente, Nome, Email}
Movimentação = {CodExp, CodQuadro, Preço, Status}

1º momento
A álgebra relacional consiste de operações para manipulação dos dados no modelo relacional. As operações podem ser de seleção, projeção, produto cartesiano, junção, além das operações de conjunto como: diferença, união e interseção.
A álgebra relacional é aplicada nas relações e o resultado é sempre uma nova relação.

Analise as relações e construa pelo menos duas operações da álgebra relacional que envolva:
•    Seleção e Projeção     •    Junção e Projeção          •    Diferença e Projeção             •    Interseção              •    Produto Cartesiano

2º momento
O SQL (Linguagem estruturada de consulta), utilizado para manipulação e administração dos bancos de dados, disponibiliza uma série de instruções e conceitos para disponibilizar as informações aos programas e usuários. 
A partir das relações, escolha duas, sendo que uma delas deve ter chave estrangeira, represente a criação, a inserção, da tabela, a alteração de um atributo e a eliminação de uma tupla. O tipo e o tamanho dos atributos podem ser de livre escolha.

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais