Buscar

Diferencie os tipos de tecido cartilaginoso e descreva as células componentes do tecido, assim como, seu processo de diferenciação celular.

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

O tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo constituído por células denominadas condrócitos e por grande quantidade de matriz extracelular. A matriz do tecido cartilaginoso tem consistência mais rígida que a do tecido conjuntivo propriamente dito. Devido a isto os condrócitos se alojam em pequenas cavidades da matriz denominadas lacunas.

matriz extracelular do tecido cartilaginoso tem algumas características peculiares:

  1. na cartilagem do tipo hialino e na cartilagem do tipo elástico o colágeno é constituído principalmente por moléculas de colágeno do tipo II. Estas moléculas formam fibrilas muito delgadas, mas não chegam a constituir fibras e por isto são dificilmente visíveis por microscopia de luz. Na cartilagem do tipo elástico há, além disso, muito material elástico e fibras elásticas.
  2. grande quantidade de matriz extracelular fundamental na qual predominam glicosaminoglicanas sulfatadas (sulfatos de condroitina) e não sulfatados (hialuronatos). Estas moléculas são as principais responsáveis pela rigidez deste tecido e pela sua consistência característica.
  3. como as moléculas da matriz fundamental possuem muitos radicais ácidos a matriz é corada preferentemente por corantes básicos. Portanto, em cortes corados por hematoxilina e eosina a matriz tem cor azulada, ao contrário da matriz do tecido conjuntivo propriamente dito que é acidófila devido à presença de grande quantidade de fibras colágenas.

Há três tipos de tecido cartilaginoso:

  1. Cartilagem hialina: é o tipo mais comum de cartilagem no organismo e possui fibrilas de colágeno tipo II em sua matriz extracelular.
  2. Cartilagem elástica: além de fibrilas colágenas possui grande quantidade de material elástico na sua matriz extracelular.
  3. Cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem: possui espessas fibras de colágeno tipo I, entre as quais se localizam fileiras de células cartilaginosas. 

 

LOCALIZAÇÃO NO CORPO

 

O tecido cartilaginoso existe no corpo sob forma de peças cartilaginosas de tamanhos muito variados. O tecido cartilaginoso não é irrigado por vasos sanguíneos e é uma das razões pelas quais as peças cartilaginosas tendem a ser pequenas em comprimento e quase sempre são delgadas. Desta maneira, são pequenas as distâncias que os nutrientes, metabólitos e gases devem percorrer para se difundir no interior da matriz cartilaginosa a partir dos vasos sanguíneos localizados no tecido conjuntivo propriamente dito que envolve a cartilagem, para atingirem os condrócitos que estão no interior da cartilagem.

 

Funções do tecido cartilaginoso:

  1. Uma das funções principais da cartilagem é estrutural: oferecer apoio e manutenção da forma de vários componentes do corpo. Na orelha e no aparelho respiratório, por exemplo, as cartilagens têm um papel muito importante para manter abertos o conduto auditivo externo e os dutos que servem de passagem de ar.
  2. A segunda função importante é a de revestir superfícies articulares. Como a superfície das peças cartilaginosas é muito lisa ela interage com outra superfície cartilaginosa quase sem atrito. Nas articulações, além da superfície lisa das cartilagens, há quase sempre líquido que contribui para o deslizamente adequado entre as superfícies cartilaginosas.
  3. Durante a vida fetal uma grande parte do sistema esquelético é formada por tecido cartilaginoso. As peças cartilaginosas tem a forma dos futuros ossos e servem de molde para o desenvolvimento do tecido ósseo e de grande parte do sistema esquelético definitivo (mais adiante, no Módulo 7, veremos que muitos ossos não são formados sobre um modelo cartilaginoso).

 

Módulo 5 - tecido cartilaginoso

GRUPOS ISÓGENOS

 

Há duas maneiras de crescimento das peças cartilaginosas:

crescimento intersticial, que ocorre por divisão mitótica dos condrócitos.

crescimento por aposição, que ocorre por diferenciação de células situadas na superfície das peças cartilaginosas que têm potencialidade para se desenvolver em condrócitos. Estas células, chamadascondroblastos, se comportam como células-tronco de cartilagem. Após a sua diferenciação estes novos condrócitos são adicionados à superfície da cartilagem, razão do nome crescimento por aposição.

 

No crescimento intersticial, as células resultantes de uma divisão tendem a permanecer próximas entre si, pois devido à consistência semi-rígida da matriz elas tendem a ficar próximas de seu local de origem.

Elas formam pequenos grupos de células denominados grupos isógenos que provavelmente são resultantes da divisão de uma única célula e, portanto, são pequenos clones de condrócitos.

 

Ao passar o cursor sobre a imagem vários grupos isógenos ficam ressaltados. Pela análise de apenas um corte não é possível saber quantas células formam um grupo isógeno, pois há mais condrócitos na frente e atrás deste corte que estamos observando.

 

fonte:

http://www.icb.usp.br/mol/6-11-ffimmodulo6.html

 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os principais tecidos do corpo humano são:
  • Tecido Epitelial: O tecido epitelial desempenha funções de proteção do corpo na estrutura da pele, absorção de substâncias no tecido da parede do intestino e nas sensações captadas pela pele (dependendo do órgão e da região);
  • Tecido Conjuntivo: O tecido conjuntivo desempenha funções de sustentação, preenchimento e o transporte de substâncias. Constituído basicamente de colágeno e elastina, se divide em tecido adiposo, tecido cartilaginoso, tecido ósseo e tecido sanguíneo;
  • Tecido Muscular: Este tecido é formado por células alongadas e especializadas, altamente vascularizado compõe a musculatura do corpo. Se dividi em tecido muscular liso, tecido muscular esquelético, tecido cardíaco;
  • Tecido Nervoso: Constituído por células nervosas (responsáveis) de formato alongado responsáveis por transmitir impulsos nervosos.
Em especial, o tecido cartilaginoso trata-se de uma especialização do tecido conjuntivo que caracteriza-se por possuir uma consistência firme, possuindo funções de revestimento e sustentação. Ademais, vale mencionar que as cartilagens não possuem vasos sanguíneos e que, por essa vazão, a nutrição das células cartilaginosas ocorre através dos vasos sanguíneos dos tecidos conjuntivos adjacentes.

O tecido cartilaginoso é constituído por dois tipos de células: os condroblastos, responsáveis por produzirem firas colágenas; e os condrócitos, que consistem nos próprios condroblastos após exercerem a sua função e terem uma retração em seu volume.

A figura abaixo exibe o aspecto do tecido cartilaginoso e suas principais estruturas.


Tecido cartilaginoso. Fonte: Só Biologia. Acesso 7 set. 2019

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais