Buscar

Qual a diferença entre constituições negativas e constituições positivas?

💡 2 Respostas

User badge image

Anderson Dorneles

As negativas (sintéticas) são Constituições suscintas, breves. Preveem somente os princípios gerais de regência do Estado, pois enunciam apenas as regras básicas de organização do Estado e os preceitos fundamentais. Exemplo lembrado é o da Constituição americana, que está em vigor há mais de 200 anos.

As positivas (analíticas) descem às minúcias, desdobrando-se numa infinidade de normas com o objetivo de constitucionalizar todos os direitos e deveres que o povo entender como fundamentais. Gilmar Mendes pondera que (…), é comum exaltarem-se as virtudes das constituições sintéticas – à frente a dos estados Unidos, velha de mais de duzentos anos – e criticarem-se as constituições analíticas, como a nossa e tantas outras, cujos textos, reputados volumosos, detalhistas e inchados, dificultariam as interpretações atualizadoras, obrigando o constituinte derivado a sucessivos esforços de revisão. Louvores e censuras á parte, convém lembrar não perdermos de vista que as constituições – assim como o direito, em geral, e as demais coisas do espírito – refletem as crenças e as tradições de cada povo, valores quer não podem ser trocados por modelos alienígenas”.

Fonte: http://www.professorgranjeiro.com.br/classificacao-das-constituicoes/

Bons estudos!

2
Dislike1
User badge image

DLRV Advogados

José Afonso da Silva, em sua obra Curso de Direito Constitucional Positivo, afirma que as constituições-sintéticas são constituições negativas, isto é, constroem apenas "liberdades-negativas" ou "liberdades-impedimento", que são aquelas opostas a autoridade, limitando seu poder, em modelo que também pode ser chamado de constituição garantia.

A contrario sensu, entendemos a constituição positiva como aquela que traz determinações ao Estado, atribuindo a ele encargos e objetivos que dependem não só da sua abstenção, mas também de sua ação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais