Buscar

Resumo critico do texto Administração de Recursos Humanos de Idalberto Chiavenato

💡 1 Resposta

User badge image

Sandro Silva

RESENHA ESPECIAL - Livros de Recursos Humanos de Idalberto Chiavenato 

A resenha dessa semana é especial por ser dupla, ou seja, de dois excelentes títulos de uma matéria cada vez mais comum de ser cobrada em concursos públicos da área administrativa, Recursos Humanos, de autoria do autor mais prolífico e lido nos ramos de Administração e Recursos Humanos, Idalverto Chiavenato. Claro que essestítulos poderiam muito bem ser resenhados em separado, mas por seu caráter complementar para quem estuda para concursos públicos, acreditamos que uma resenha dupla é o mais interessante para os concurseiros sérios que lêem o blog.


Autor: Idalberto Chiavenato
Edição:4 ª, 2010, São Paulo
Páginas: 192
Editora: Manole
ISBN: 9788520427415 Autor: Idalberto Chiavenato
Edição: 7ª, 2009,São Paulo
Páginas: 308
Editora: Manole
ISBN: 9788520428030

Desde que comecei a estudar para concursos públicos, tenho notado que a matéria de Recursos Humanos é cada vez mais solicitada nos melhores concursos para cargos da área administrativa, ou seja, aqueles cargos abertos para canditados com diploma em qualquer curso superior. Se há dois anos os editais traziam apenas entre um e trêstópicos da matéria, geralmente tópicos gerais, hoje passam da meia dúzia de tópicos, muitos bastante específicos.

Se tem duas matérias que enganam muito não somente concurseiros, mas profissionais em geral, são Administração e Recursos Humanos. Ao ver os tópicos dessa matéria, têm-se a falsa impressão de que "dá para responder com o que eu já sei" ... ledo engano, visto que ambas têm todo umembasamento teórico próprio muito sofisticado e prolífico em termos de autores e teorias. Por isso mesmo, o concurseiro precisa estudar essas matérias da maneira certa, com o melhor e mais moderno material disponível a fim de ganhar terreno frente aos concorrentes.

Antes, porém, vou apresentar-lhes devidamente o autor, Idalberto Chiavenato, nome famoso tanto no universo acadêmico quanto profissionaldas áreas de Administração e Recursos Humanos, o que não poderia ser diferente, visto que é um especialista em ambos os assuntos e o autor brasileiro que mais publica livros sobre os mesmos. Idalberto Chiavenato tem um impressionante curriculum acadêmico:

"É graduado em Filosofia/Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional pela USP, em Direito pela Universidade Mackenzie epós-graduado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. É mestre (MBA) e Doutor (Ph.D.) em Administração pela City University of Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. Foi professor da EAESP-FGV, como também de várias universidades no exterior, e consultor de empresas. Sua extensa bibliografia abrange mais de vinte livros de grande destaque no mercado, além de uma infinidade de artigos em revistasespecializadas. É provavelmente o único autor brasileiro a ostentar mais de doze livros sobre administração traduzidos para a língua espanhola. Recebeu vários prêmios e distinções por sua atuação na área de administração geral e de recursos humanos incluindo dois títulos Doutor Honoris Causa em universidades na América Latina." (Fonte: Wikipedia)

Ou seja, pode-se dizer com segurança que IdalbertoChiavenato é, sim, o autor de Administração e Recursos Humanos mais adotado pelas principais bancas de concursos públicos, sendo, por isso, leitura obrigatória para os concurseiros que visam concursos da área administrativa.

Conhecido o autor, conheçamos um pouco melhor a matéria de Recursos Humanos. Nas palavras do próprio Chiavenato:

"A Administração de Recursos Humanos (ARH) estádespontando como o diferencial que resulta em importante vantagem competitiva das empresas modernas. Não basta ter recursos e tecnologia ou bons produtos e serviços. É necessário dispor de talento humano capaz de transformar tudo isso em resultados maravilhosos. Afinal, o que é uma organização ou uma empresa senão um conjunto integrado de pessoas que lidam com recursos e tecnologia e com produtos e...

LER DOCUMENTO COMPLETO 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais