Buscar

o que distingue as sanções morais juridicas? exemplifique

💡 5 Respostas

User badge image

Beatriz Costa

Sanção no direito/ jurídica: imposta pelo Estado para constranger os indivíduos à observância da norma. Sendo a condenação da perda de liberdade, na esfera penal.

Sanção moral: assenta-se somente na consciência do homem, traduzida pelo remorso, pelo arrependimento, porém sem coerção.

https://agentedapassiva.wordpress.com/2008/06/02/direito-e-justica-sancao-social/

 

7
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Os instrumentos de controle social são divididos em direito, moral, religião e regras de trato social. Todos eles possuem sanções que é uma consequência que se agrega a uma norma para garantir o seu adimplemento, então o que diferencia a sanção moral da jurídica é que aquela fica restrita ao foro íntimo do indivíduo, na sua subjetividade e já essa observa-se a conduta exterior (não deixando em algum casos de verificar a conduta interior, se o agente quis cometer determinada conduta). Exemplos: Sanção moral: Uma pessoa que não cumpri com as suas promessas ou pratica determinadas condutas que o direito não proíbe que são amorais recebe uma sanção em sua subjetividade (remorso). Sanção jurídica: aquele que mata alguém além de ser amoral leva uma sanção penal segundo o art. 121 do Código Penal.
1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Bobbio, "a sanção moral é interna, no sentido de que cada indivíduo penaliza a si próprio pelo comportamento contrário à moral; já a sanção externa corresponde a reação do grupo social à infração. A sanção jurídica [...] é externa, porque atua sobre a conduta exterior dos individuos e é também institucionalizada, porque é introduzida no ordenamento juridico pelas mesmas fontes de produção das normas primárias".

Para ele, as normas jurídicas se distinguem das demais normas vez que há a garantia de sua execução por meio de uma sanção externa e institucionalizada.

BOBBIO, Norberto. Teoria do Ordenamento Jurídico. Brasília: UnB, 1999.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais