é em que situação devo entrar con o devido remedio constitucional?
Erasmo Corrêa
O habeas corpus é uma garantia individual ao direito de locomoção, consubstanciada em uma ordem dada pelo Juiz ou Tribunal ao coator, fazendo cessar a ameaça ou a coação à liberdade de locomoção, ou seja, o direito de ir, vir e ficar.
O direito de locomoção é garantido constitucionalmente a todo cidadão que estiver no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa nele entrar, permanecer ou dele sair com os seus bens (art. 5º, XV da CF).
O artigo 5º, LXVIII, da Constituição Federal de 1988, diz que “conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder”.
Portanto, o texto constitucional protege apenas a liberdade de locomoção, ou seja, a liberdade de ir e vir, destinando-se a amparar todos os casos em que se apresenta comprometida, com ou sem prisão, a liberdade física do indivíduo.
DLRV Advogados
Segundo o art. 5º, inciso LXVIII, da Constituição Federal, "conceder-se-á habeas-corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder".
Trata-se de uma garantia constitucional que tutela a liberdade de locomoção. O habeas-corpus é um remédio constitucional cabível sempre que alguém tiver sofrendo constrangimento ilegal no seu direito de ir e vir, ou quando estiver na iminência de sofrer tal constrangimento.
O habeas-corpus preventivo é impetrado quando existe ameaça ao direito de ir e vir de uma pessoa. Quando é preventivo, se for concedido, será expedido salvo-conduto, visando impedir o cerceamento de liberdade.
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Direito Constitucional I
•CUMIH
Claudia Arruda
Direito Constitucional II
Letícia Lacerda
Compartilhar