Buscar

o que são carbonos quirais e isomeros ativos?

Estou com dificultade em conseguir gravar o que são e cmo eu calculo esses tais isomeros ativos e os carbonos quirais.

💡 2 Respostas

User badge image

Samuel Gomes Pereira

Carbonos quirais são carbonos com 4 ligantes diferentes que não se sobrepõem.

Quando uma molécula possui apenas um carbono assimétrico ou quiral (com todos os ligantes diferentes entre si), ele possui dois isômeros opticamente ativos e um isômero opticamente inativo (mistura racêmica).

porem devems tambem considerar o caso de haver dois ou mais carbonos assimétricos diferentes, ou seja, que são considerados diferentes entre si porque pelo menos um de seus ligantes não é o mesmo.

Por exemplo, consideremos a fórmula do aspartame, composto 180 vezes mais doce que a sacarose (açúcar) e que, por isso, é usado em adoçantes artificiais:

Fórmula do aspartame

Observe que essa molécula possui dois carbonos quirais, que estão identificados na imagem pelos números 1 e 2. Esses carbonos possuem seus quatro grupos ligantes diferentes entre si, por isso são considerados assimétricos. Quando comparamos os ligantes do carbono 1 com os do carbono 2, vemos que o único ligante que se repete é o H (hidrogênio), sendo, portanto, carbonos assimétricos diferentes.

Essa molécula e todas as que apresentam dois carbonos assimétricos possuirão sempre: 4 isômeros opticamente ativos e 2 isômeros opticamente inativos (duas misturas racêmicas).

3
Dislike0
User badge image

Wéslei Ribeiro

Quiral vem do grego kheir e este significa >mão<. Sim pois não é só o carbono que é quiral, suas mãos são quirais entre si, pois quiral é todo objeto que não é superponível a sua imagem especular. No caso pegue suas duas mãos e coloque as palmas delas para o mesmo sentido, note que não importa que seja ele seus dedões estarão para sentidos opostos, isso é a quiralidade... 
Na verdade quando temos um carbono (sempre quartenário) com os ligantes (conceito químico que engloba grupos funcionais, radicais, átomos diferentes do carbono etc.) diferentes temos o chamado carbono assimétrico, na ensino médio se criou a mania de também os chamar de quirais, mas na verdade é a molécula inteira que é quiral (basta você pensar no exemplo das mãos que dei). 

 

PESQUISANDO NA NET, encontrei este site, espero que seja de utilidade pra ti...


http://www.alunosonline.com.br/quimica/quantidade-carbonos-assimetricos-numero-isomeros-opticos.html

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais