Buscar

O que é evicção?

Sei que é um instituto de Direito Civil estudado para entender melhor as normas contratuais, mas alguém poderia me explicar o que é e dar um exemplo?

💡 3 Respostas

User badge image

HENRIQUE PIVEN

Evicção é a perda total ou parcial de um bem adquirido em favor de um terceiro, que tem direito anterior, por decisão judicial, relacionada a causas de um contrato. Para ficar mais claro, um exemplo é quando alguém vende algo para um indivíduo e descobre-se que o produto não pertencia a pessoa que vendeu e sim a uma terceira, ou seja, é a venda de que produto que não pertence a si.

A pessoa que comprou o produto pode sofrer evicção e ir para a justiça para restituir o produto a pessoa que realmente é a dona do produto, e a mesma tem direito a indenização pela pessoa que a vendeu, pelo prejuízo sofrido.

Para ocorrer uma evicção, existem alguns requisitos como: a onerosidade na aquisição da coisa; a perda total ou parcial da propriedade, posse ou uso da coisa alienada; a ignorância por parte do adquirente da litigiosidade da coisa; o direito do evictor anterior à alienação e a denunciação da lide ao alienante.

Um termo jurídico bastante ligado a evicção é a denunciação da lide, que é quando chama-se o indivíduo que foi denunciado e que mantém um vínculo de direito com a parte denunciante, para vir responder pela garantia do negócio jurídico, caso o denunciante saia vencido no processo. O processo de evicção vem a ocorrer nesse caso quando uma parte do processo lança mão da lide e sucumbe perante a reivindicação da outra parte, então o outro perde o direito de exercitar a evicção.

 

3
Dislike0
User badge image

Almir rangel alencar Rangel

exemplo de evicção ticio sabendo que mario executou uma ação pra reaver um detrminado valor, a que tem direito ticio vende suas propriedade, guando mario ganha a causa recebe a triste noticia de mario , eu não tenho nada no meu nome, aquele imovel não mais me pertence. Então inicia-se o processo de invicção, que é um processo acessorio para reaver o bem que foi vendido no decorrer do processo. 

1
Dislike0
User badge image

George Higo

Evicção é a perda da coisa,total ou adiquirente em consequência de reivindicação judicial promovida pelo verdadeiro dno ou possuidor.Exemplo: você compra um bem,que tem uma ação é decidida que o dono perde o bem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais