Buscar

Compare os modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr.

💡 3 Respostas

User badge image

M TO

- Dalton: Átomo era uma esfera maciça, rígina, igual uma bola de milhar e também era indivisível.
- Thompson: O átomo era uma esfera carregada positivamente, mas com elétrons no meio, daí o nome informal de modelo de "pudim de passas".
- Rutherford: O átomo possuía um núcleo positivo (onde se localiza a maior parte da massa do átomo e era rodeado por elétrons que giravam ao redor do núcleo, tipo um planetário. Com os experimentos do Bohr, descobriram que na verdade as órbitas dos elétrons são circulares e bem definidas ao redor do núcleo, diferente do que Rutherford pensou. O modelo de Rutherford Bohr é o que mais utlizamos atualmente!

11
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Rutherford realizou algumas experiências que levaram a uma mudança de idéias em torno do átomo. Seu novo modelo descreveu o átomo como um núcleo minúsculo, denso e carregado positivamente, chamado núcleo circundado por elétrons mais leves e carregados negativamente. Outra maneira de pensar sobre este modelo era que o átomo era visto como um mini sistema solar onde os elétrons orbitam o núcleo como planetas orbitando ao redor do sol. Uma imagem simplificada disso é mostrada ao lado. Este modelo é conhecido às vezes como o modelo planetário do átomo.

John Dalton propôs que toda a matéria é composta de coisas muito pequenas que ele chamou de átomos. Este não era um conceito completamente novo, pois os antigos gregos (notadamente Demócrito) propuseram que toda matéria é composta de objetos pequenos e indivisíveis (não podem ser divididos). Quando Dalton propôs seus elétrons modelo e o núcleo era desconhecido.

Depois que o elétron foi descoberto, as pessoas perceberam que os átomos eram compostos de partículas ainda menores do que eles pensavam anteriormente. No entanto, o núcleo atômico ainda não havia sido descoberto e, portanto, o "modelo do pudim de ameixa" foi apresentado em 1904. Nesse modelo, o átomo é composto de elétrons negativos que flutuam em uma "sopa" de carga positiva, muito parecida com as ameixas. em um pudim ou passas em um bolo de frutas.

O modelo de Bohr é um modelo relativamente primitivo do átomo de hidrogênio , comparado ao átomo da camada de valência . Como teoria, ela pode ser derivada como uma aproximação de primeira ordem do átomo de hidrogênio usando a mecânica quântica mais ampla e muito mais precisa e, portanto, pode ser considerada uma teoria científica obsoleta.

1
Dislike0
User badge image

Janio junior

E isso ai boa explicao
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais