Buscar

Quais as principais fontes dos aminoácidos essenciais e quais as patologias relacionadas á sua falta?

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

as fontes aminoacidos essenciais são as proteinas, presentes nos seguintes alimentos:são carnes e cereais como leguminosas e trigo , milho , etc.

Às vezes, as pessoas não consomem alimentos que contenham proteínas e, consequentemente, sofrem de doenças de deficiência. Marasmático kwashiorkor e desnutrição energético-protéica (PEM) são as doenças causadas pela deficiência significativa de proteína. Além disso, ter uma dieta que carece de proteínas pode fazer uma pessoa propensa a doenças como o câncer de mama , câncer de cólon , baixa freqüência cardíaca, doenças cardíacas , anemia , etc deficiência de proteína trifuncional é uma das doenças raras causadas por deficiência protéica em crianças e adultos. Existem vários sintomas de deficiência de proteína que pode ajudar você sabe que sua dieta é pobre em proteínas. A seguir estão os sintomas proeminentes de deficiência de proteína:


  • Edema
  • Fragilidade do cabelo e perda de cabelo
  • Linhas em unhas dos dedos do pé e os dedos
  • Pigmentação reduzida no couro cabeludo e outras partes do corpo
  • Perda de peso
  • Erupção cutânea
  • Pele escamosa
  • Constante sensação de letargia
  • Dor do músculo
  • Má cicatrização de feridas



Se a deficiência se torna mais grave, a gravidade do aumento de sintomas e maior número de sintomas aparecerem. Além destes, os seguintes são os sintomas mais alguns de deficiência de proteína.



Depressão

Ansiedade

Distúrbios do sono

Alterações de humor

Dor de cabeça

Náusea

Dor abdominal

Desmaio





Pessoas que sofrem de deficiência de proteína trifuncional também podem sofrer de dificuldades respiratórias e problemas cardíacos. A seguir estão os sintomas de deficiência de proteína trifuncional.

Letargia

Hipoglicemia

Hipotonia

Doenças do fígado

Tratamento de deficiência de proteína




Se você observar algum dos sintomas acima mencionados, é essencial consultar um médico imediatamente para verificar se você sofre de deficiência de proteína ou não. Ele irá aconselhá-lo a realizar de sangue ou teste de urina para o mesmo. O tratamento da deficiência de proteína depende da gravidade da doença. Em casos menos graves, o tratamento desta doença de deficiência inclui ter uma dieta rica em proteínas todos os dias. Em caso de deficiência grave de proteínas, suplementos por via intravenosa (IV) As proteínas podem ser necessários. É essencial incluir alimentos ricos em proteínas na dieta cotidiana, a fim de tratar e prevenir a deficiência. Alimentos ricos em proteínas incluem peixes, ovos, pato, peru, cordeiro, frango, porco, carne bovina, soja, nozes, sementes, grãos, legumes, cereais integrais, sementes germinadas, tofu, queijo, manteiga de amendoim, etc Existem várias proteínas suplementos disponíveis no mercado que podem ser usados. No entanto, é aconselhável consultar um médico antes de ir para qualquer suplementos como overdose destes suplementos pode levar à toxicidade.

fonte:

http://aquimicadasproteinas.blogspot.com.br/2013/05/deficiencia-de-proteinas-no-organismo.html

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os aminoácidos são moléculas orgânicas que servem como unidade fundamental na formação de proteínas.


Nesse contexto, define-se os aminoácidos essenciais como aqueles que não produzimos, sendo necessária a ingestão de determinados alimentos. São eles: triptofano, valina, fenilalanina, treonina, lisina, isoleucina, leucina, histidina e metionina. A maioria deles nós encontramos em alimentos de origem animal: carne, leite, ovos, etc.Apesar dos vegetais conseguirem sintetizar todos os tipos de aminoácidos que precisam para sobreviver, não encontramos todos os essenciais em um só vegetal. Então é importante nas dietas vegetarianas a diversidade na alimentação, principalmente cereais, como trigo, aveia, quinoa; leguminosas, como feijão, grão de bico, lentilha, soja e oleaginosas, como castanhas e nozes.


Portanto, as principais fontes dos aminoácidos essenciais residem em carne, leite, ovos e vegetais. A deficiêcia de aminoácidos causa problemas: na reparação muscular; na produção de energia; na resposta imunológica do corpo; nos níveis hormonais, etc.

Fonte: https://www.infoescola.com/bioquimica/aminoacidos/. Acesso em 02 de agosto de 2018.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais