Buscar

Calculo Diferencial e Integral III

Podemos aplicar mudanças de variáveis nas integrais triplas, assim como nas integrais duplas, considerando transformações convenientes sobre as regiões em estudo.

Os sistemas de coordenadas cilíndricas e esféricas podem ser aplicados na simplificação do cálculo de integrais triplas, sendo que cada sistema possui suas expressões características que permitem estas mudanças, tendo como base o sistema de coordenadas cartesianas.

Considere o sólido S, no primeiro octante, contido no cilindro x2 + y2 = 4, limitado superiormente pela esfera x2 + y2 + z2 = 16 e limitado pelos planos coordenados. Para simplificar o estudo deste sólido podemos considerar o sistema de coordenadas cilíndricas.

Considerando que na determinação do volume ocupado por um sólido H é preciso calcular a integral tripla da função f(x,y,z) = 1 sobre H, qual o volume do sólido S calculado por meio de integrais triplas com base no sistema de coordenadas cilíndricas?


Alternativas:

  • a)

    32/3 ∏.

  • b)∏.
  • c)

    ∏.

  • d)

    12∏.

  • e)

    32∏.

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais