Buscar

Direito Financeiro - Princípio da Exclusividade

Identifica-se o papel do Princípio da Exclusividade na garantia de que seja incluso no orçamento somente o que diz respeito ao setor financeiro. Sendo, todo o restante, principalmente quando aparentar um empecilho à definição da receita e da despesa, devidamente excluído da estimativa em questão. Entretanto, o que seria esse "todo o restante" que não pertence ao âmbito financeiro mas que talvez pudesse ser adicionado ao orçamento? Seriam valores intangíveis, tal qual a grandeza por trás de uma marca?

Agradeço a ajuda.

 

💡 2 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

Colega, o art 165, § 8 possui a seguinte redação: A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa ..."

Tal princípio visa impedir o que, antigamente se chamava de cauda orçamentária, que eram dispositivos não relacionados com orçamento (como mudança de nome de um logradouro, por exemplo) que eram freqüentemente inseridos nos projetos de lei orçamentária como forma de facilitar sua aprovação.

Tal princípio também impede que aumentos de alíquotas ou alterações tributárias fossem realizadas através da lei orçamentária.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais