Buscar

qual a relação do tempu regit actum com a vigencia da lei penal do tempo,indicando seus periodos no ordenamento juridico?

💡 1 Resposta

User badge image

Thalita Oliveira

"Tempus regit actum" é um princípio em latim que significa que o ato é regido pela lei de seu tempo, isto é, a lei é aplicada levando em conta o momento em que o ato foi praticado. No código penal, em seu artigo 4º temos a teoria da atividade, que é uma tradução do princípio supracitado; O crime é praticado no momento da ação ou omissão e a lei deve ser aplicada levando em consideração este momento.

Exceções: Revogação de crime e Retroatividade da lei penal mais benéfica

Se uma lei posterior deixar de considerar algum fato como crime ou de qualquer modo favorecer o agente (v.g. traição era crime no código imperial, posteriormente deixou de ser; envenenamento de água potável era crime hediondo e se tornou crime comum; se algum crime tem a pena diminuída, etc) qualquer individuo que o tenha praticado não poderá mais ser punido por tal fato, mesmo que tenha sido condenado por sentença transitada em julgado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais