Buscar

oque vc faria?

Pronto, agora você já está preparado para responder à seguinte situação problema: Você, professor de educação física de uma turma do 5º ano (alunos com idade entre 10 e 11 anos) em uma escola que incentiva que haja uma avaliação de massa corporal e estatura no início do ano letivo com as crianças. Você realiza tal avaliação e identifica uma menina de 10 anos com 1 metro e 55 centímetros de altura. Ao acessa a tabela pôndero-estatural, você identifica que a aluna encontra-se acima do percentil 97, ou seja, muito além da altura esperada para sua idade. Qual atitude você tomaria diante de tal fato? Indicaria a menina a fazer um raio-X? Você a levaria, imediatamente, a um médico de emergência? Chamaria a atenção dos pais para procurarem mais informações acerca desse assunto com um pediatra? Ou simplesmente ignoraria tal fato, seguindo normalmente com seu trabalho sem se importar?

💡 2 Respostas

User badge image

Rodolfo Belo

Chamaria a atenção dos pais para procurarem mais informações acerca desse assunto com um pediatra

1
Dislike0
User badge image

Marcelo Rodrigues

Diante de tal situação, chamaria a atenção dos pais para procurarem maiores informações a cerca desse assunto com um pediatra, pois, a aluna pode estar sofrendo de alguma doença. De acordo com a tabela pôndero-estatural, as medidas de uma criança entre 10 a 11 anos de idade, são de aproximadamente 1,35 a 1,40 cm e pesam de 31 a 34 kg. Com os dados obtidos, a menina de 1,55 cm, de acordo com a tabela, está bem acima da altura normal para a idade. Uma doença rara, causadora do crescimento acima dos padrões normais é chamada de gigantismo, essa doença é causada por um transtorno na hipófise, glândula de secreção interna, que faz com que haja uma liberação em excesso do GH, hormônio do crescimento, causando um crescimento desordenado. Ao detectar essa doença precocemente, durante a puberdade, quando acontecem falhas genéticas que impedem a calcificação, o diagnóstico ficaria mais preciso podendo assim ser controlada através de tratamento ou em alguns casos com intervenções cirúrgicas. Detectada essa doença na fase adulta, a acromegalia, que é o crescimento dos membros como mãos, pés e face, tornando o osso mais proeminente. Tanto o gigantismo como a acromegalia podem causar problemas como a cardiopatia, infartos ou até mesmo a morte precoce. Ao detectar a aluna com a altura anormal para os padrões da idade, é fundamental informar aos responsáveis, pois, o papel de um especialista em saúde é sempre passar informações corretas diante de qualquer fato que prejudique a saúde física de qualquer indivíduo, orientando a procurem uma ajuda especializada, para um melhor diagnóstico e controle da doença.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais