Buscar

Qual a importância da seleção de linfócitos pelo timo?

💡 5 Respostas

User badge image

Estudante PD

No timo ocorrem a proliferação e seleção dos linfócitos. A seleção de linfócitos pelo timo, que consiste no processo de destruição de mais de 95% de sua quantidade por meio de apoptose, é importante para que os linfócitos que não reagem a antígenos estranhos e os que reagem a antígenos do próprio organismo sejam eliminados, sendo que quando há falha nesse processo ocorrem as doenças autoimunes, ou seja, doenças causadas quando os linfócitos T e B são incapazes de diferenciar as moléculas estranhas e as dos organismo, gerando resposta imune contra estas últimas.

4
Dislike0
User badge image

Denise Malinski Fioresi

No timo se ocorre a maturação de linfocitos t ( são gerados na medula ossea), apos essa maturação vão para a corrente sanguinea e tecidos. A onde vão ter a função imunologica.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O timo é um órgão linfóide primário e especializado pertencente ao sistema imunológico e que fornece um ambiente indutivo para o desenvolvimento de células T, derivadas de células progenitoras hematopoiéticas. Além disso, as células estromais tímicas permitem a seleção de um repertório de células T funcionais e autotolerantes.

Algumas células T podem apresentar defeitos, sendo assim células do timo especializadas em seleção, selecionam e eliminam estas células para que não aja danos no corpo. Movendo-se em direção ao córtex interno do timo, há linfócitos T cada vez mais diferenciados, que passaram pelo processo de seleção positiva operado pelas células seletoras,e portanto, reconheceram o MHC I ou o MHC II, portando as células T maduras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais