Buscar

Como é a organização do tecido linfóide nos órgãos linfóides secundários?

💡 1 Resposta

User badge image

Juliana Gomes Teixeira.

Os órgãos linfóides são um conjunto de órgãos em que as células predominantes são os linfócitos. Estão, portanto, relacionados com a defesa do organismo contra moléculas e contra organismos cujas moléculas são consideradas pelo organismo como estranhas.

Os linfócitos estão presentes em quase todos os locais do organismo, seja concentrados em estruturas anatômicamente distintas - os chamados órgãos linfóides- seja difusos no tecido conjuntivo.

O tecido linfóide é um tipo de tecido conjuntivo de propriedades especiais. Podemos reconhecer três variedades de tecido linfóide:
tecido linfóide frouxo - constituído por acúmulos de linfócitos espalhados no tecido conjuntivo ou no interior de órgãos linfóides. Os limites destes acúmulos não são muito bem demarcados.
tecido linfóide denso - constituído de acúmulos de linfócitos bem organizados e com limites bem demarcados. 
tecido linfóide nodular - formado por linfócitos que se organizam em acúmulos esféricos ou ovóides denominados nódulos linfóides ou folículos linfóides. Estes estão presentes no tecido conjuntivo ou no interior de órgãos linfóides 
No logo deste módulo, situado no canto esquerdo superior desta página, podem ser vistos dois tipos de tecido linfóide: um círculo bem definido de tecido linfóide nodular, formado principalmente por linfócitos -um folículo linfóide; sua porção periférica é mais corada e a porção central, denominada centro germinativo é mais clara. Este folículo está cercado por centenas de linfócitos que constituem tecido linfóide frouxo e que compõem toda a periferia da figura.

 

Órgãos linfóides

Há dois tipos de órgãos linfóides de acordo com sua capacidade de produzir ou não linfócitos:
Órgãos linfóides primários - são órgãos onde se originam ou se diferenciam linfócitos : timo e medula óssea hematogênica.

Órgãos linfóides secundários - são órgãos onde os linfócitos existem em grande quantidade e onde exercem importantes funções: linfonodos e baço.

Além destes órgãos linfóides, há acúmulos importantes de tecido linfóide no tecido conjuntivo das mucosas do aparelho digestivo, respiratório, urinário. Estes acúmulos são conhecidos pela sigla MALT - mucosa-associated limphoid tissue, isto é, tecido linfóide associado às mucosas
O MALT, devido à proximidade com moléculas estranhas ao organismo exerce um papel relevante no reconhecimento precoce destas moléculas. Ao MALT pertencem importantes estruturas como por exemplo as tonsilas, o apêndice vermiforme e as placas de Peyer.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais