Buscar

jurisprudência vincula o direito?

💡 2 Respostas

User badge image

Beatriz Costa

As súmulas do STF que são vinculantes para o direito.

http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/direito/0004.html

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Miguel Reale, pela palavra “jurisprudência”, devemos entender a forma de revelação do direito que se processa através do exercício da jurisdição, em virtude de uma sucessão harmônica de decisões dos tribunais.

Importa ressaltar que o direito jurisprudencial não se forma através de uma, duas ou três sentenças. É necessário que haja uma série de julgados que guardem, entre si, uma linha essencial de continuidade e coerência.

Para que se possa falar em jurisprudência de um Tribunal, é necessário certo número de decisões que coincidam quanto à substância das questões objeto de seu pronunciamento.

Entendemos que a jurisprudência não cria o direito, sob pena de o Poder Judiciário invadir uma função que seria do Poder Legislativo. Dessa forma, a jurisprudência teria o papel de interpretar o Direito, auxiliando o jurista a revelar o Direito preexistente.

A jurisprudência não é vinculante. Ela representa uma tendência, mas não deve e nem pode aprisionar os juizes a decidirem conforme o que foi decidido anteriormente. Caberá ao juiz, como aplicador da norma jurídica interpretá-la segundo suas próprias impressões, livres de qualquer imposição. 

Há, no entanto, a figura das Súmulas Vinculantes, que são jurisprudências que se tornam obrigatórias em forma de enunciados de súmulas que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, tem efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Question Icon

jurisprudência cria o direito?

Introdução ao Direito I

FAMA

User badge image

Karina Alfaia

Question Icon

O que é jurisprudência

Introdução ao Direito I

ESTÁCIO

User badge image

Mylena Rodrigues

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes