Buscar

É possível a iniciativa de lei popular para apresentação de projeto de emenda a constituição?

emenda constitucional

💡 4 Respostas

User badge image

Paula Lima

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pode ser apresentada pelo presidente da República, por um terço dos deputados federais ou dos senadores ou por mais da metade das assembleias legislativas, desde que cada uma delas se manifeste pela maioria relativa de seus componentes. Não podem ser apresentadas PECs para suprimir as chamadas cláusulas pétreas da Constituição (forma federativa de Estado; voto direto, secreto, universal e periódico; separação dos poderes e direitos e garantias individuais). A PEC é discutida e votada em dois turnos, em cada Casa do Congresso, e será aprovada se obtiver, na Câmara e no Senado, três quintos dos votos dos deputados (308) e dos senadores (49).
3
Dislike0
User badge image

Paula Lima

Portanto , a resposta é não...
2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Segundo o Artigo 60 da CF dispõe um rol de legitimados para propor a emenda a constituição, porém lá não está como legitimado a iniciativa popular, porém muitos doutrinadores por exemplo Pedro Lenza cita em sua obra que é possível a iniciativa popular para a emenda a constituição. Concluindo expressamente na constituição não pode iniciativa popular para emenda porém de acordo com a interpretação pela unidade da constituição seria possível sim implicitamente.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais