Buscar

A proibicao dos homoafetivos doarem sangue

A proibicao dos homoafetivos doarem sangue afronta os dtos da personalidade ou dtos fundamentais? 
A eficacia é vertical ou horizontal?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

Concordo com o Igor. Complementando, a eficácia horizontal - também chamada de "eficácia privada" ou de "eficácia em relação a terceiros" analisa a problemática dos direitos fundamentais nas relações entre particulares, bem como a vinculatividade do sujeito privado aos direitos fundamentais. Podemos afirmar que o Estado, além de obrigado a não agredir os direitos fundamentais tem ainda a missão de fazê-los respeitar pelos particulares. Essa proteção poderá se dar, por exemplo, por meio de normas de proibição ou de imposição de condutas, como o caso da proibição da venda de medicamento reputado nocivo à saúde, nesse caswo a eficácia passa a ser vertical. Nesse sentido, como não há lei que proiba a doação, a eficácia é horizontal. Parte da doutrina considera que ainda que a relação seja entre particularesm, o Estado também possui responsabilidade, existindo nesse caso também responsabilidade vertical.

3
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Afronta sim. Essa proibição é discriminatória, pois segundo o art. 5° da CF todos nós somos iguais perante a lei e também segundo o artigo 1° do código civil todas as pessoas são capazes de direitos e deveres na ordem civil, portanto todos devem ser tratados igualmente. Essa proibição vai de encontro aos direitos fundamentais e da personalidade e a eficácia é horizontal.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais