Buscar

É possível a emenda ao projeto de lei que tenha sido apresentado pelo Presidente da República em sua competência exclusiva?

emenda constitucional

💡 2 Respostas

User badge image

lohana Estriotto

EMENDAS A CONSTITUIÇÃO:

Art. 60 CF - Procedimento

Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;

II - do Presidente da República;

III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

§ 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

§ 2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

§ 3º A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem.

§ 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

I - a forma federativa de Estado;

II - o voto direto, secreto, universal e periódico;

III - a separação dos Poderes;

IV - os direitos e garantias individuais.

§ 5º A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.

 

Iniciativa: 1/3 Camara dos Deputados / Senado; Presidente; + da metade das assembleias estaduais;

Têm poderes de iniciativa para propor emendas à Constituição:

1/3 dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;

Presidente da República;

Mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação (com manifestação da maioria simples dos membros de cada uma).

Obs: Cidadão não pode apresentar projeto de PEC.

 

Quorum de Aprovação: 2 turnos em cada casa, mais 3/5 dos votos; pois se trata da lei fundamental do pais.

A proposta é discutida e votada em cada Casa (Senado e Câmara) em dois turnos e é aprovada se obtiver, em ambos, o voto favorável de 3/5 dos seus membros, isto é 308 deputados e 49 senadores.

A Emenda Constitucional é promulgada pelas mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

E não é permitido que matéria rejeitada ou prejudicada seja objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.

Resumindo: Passa pelas comissões CCJ, tem que ter a aprovação de 3/5 nos dois turnos, Só assim segue a casa revisora, A PEC não passa pelo executivo. Se após chegar ao senado, o senado fizer qualquer altereção à PEC, o que foi alterado volta a casa iniciadora (camara dos Deputados), e o que permaneceu sem alteração é promulgado. A partir do momento que volta a casa iniciadora (câmara dos deputados), inicia-se um novo projeto de EC. A PEC arquivada não é possível reapresentação na mesma seção legislativa, só pode reapresentar após um ano.

 

Limitações Circunstanciais: Art. 60 § 1º - A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

Ou seja toda e qualquer matéria não é permitido a apresentação de emenda constitucional quando houver, intervenção federal, estado de defesa ou sitio.

 

Limitações Materiais:  Art. 60 § 4º (As clausulas pétreas não podem ser emendadas)

Também não é permitido que o objeto da Emenda tente abolir:

A forma federativa de Estado;

O voto direto, secreto, universal e periódico;

Direitos e garantias individuais.

 

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Adotando o sistema de freios e contrapesos de Montesquieu, a Constituição de 1988 outorgou ao Chefe do Poder Executivo, em caráter de exclusividade, a prerrogativa de deflagrar o processo legislativo de leis que disponham sobre criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta ou autárquica e que fixem ou aumentem a sua remuneração; organização administrativa e judiciaria; matéria tributária e orçamentária; serviços públicos; criação, estruturação e atribuições dos Ministérios e órgãos da administrativa pública, entre outros (parágrafo 1º do artigo 61).

Impedir o Legislativo de emendar e adaptar os projetos a partir do consenso dos parlamentares significaria subtrair do legislativo uma parcela importante de sua função típica (legislar).

Entretanto, não pode o Legislativo exercer tamanho poder de emenda a ponto de desfigurar completamente o que fora entregue pelo Chefe do Executivo, sob pena de se transformar no real titular daquela iniciativa.

Se o constituinte originário designou matérias a serem deflagradas pelo Chefe do Executivo, foi porque entendeu que estas são de interesse primordial do Executivo. Há a necessidade, portanto, de limitação a atuação do Legislativo.

Não são admissíveis emendas que modifiquem os interesses contidos no projeto de iniciativa do Chefe do Executivo, pois isso seria infringir a regra da reserva.

Entendemos, portanto, que os projetos de iniciativa exclusiva do Executivo comportam emendas, mas jamais aquelas que alteram limites dos interesses que o titular do poder de iniciativa propõe proteger com a apresentação do projeto.

Cabe ao Chefe do Executivo definir o interesse administrativo. Cabe somente a ele resolver quanto às necessidades desta. Ao Legislativo, compete aceitar ou rejeitar a proposta, sendo admitidas tão-somente as emendas que não descaracterizem ou não desnaturem o projeto inicialmente apresentado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais