Buscar

O processo de "Impeachment" é sujeito a controle judicial?

💡 3 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

Sim, na medida em que o STF pode agir quando quando a adoção de regra procedimental violar direito de defesa do acusado, visto este ser garantido constitucionalmente.

1
Dislike0
User badge image

Trajano Graça

Sim. Uma vez que o impeachment tenha índole constitucional e exija, para a sua validade, a presença de pressuposto material específico (crime de responsabilidade), é o STF competente para julgar sua justeza com relação à lex legem.

Gosto de exemplificar a matéria comparando-a com o controle judicial das medidas provisórias. Nelas, cabe ao Supremo exercer o controle sobre a presença dos requisitos de urgência e relevância.

Ainda que a Constituição atribua à certos agentes políticos a competência para proceder de determinadas formas sobre certas matérias, deve-se manter estrita observação ao texto maior. Antes de serem matérias "políticas", são elas institucionais e jurídico-constitucionais.

1
Dislike1
User badge image

DLRV Advogados

O Supremo Tribunal Federal, em decisão proferida na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 378, discorreu sobre a cadeia procedimental exigível para desenvolvimento do processo de impeachment, qualificando-a de jurídico-política, afirmando que lhe compete “o controle de estrita legalidade procedimental do processo de impeachment, assegurando que o juízo jurídico-político de alçada do Parlamento, passível de controle judicial apenas e tão somente para amparar as garantias judiciais do contraditório e ampla defesa, se desenvolve dentro dos estritos limites do devido processo legal.

Na mesma ação, o Supremo Tribunal Federal acabou por reforçar que o conteúdo do julgamento político-jurídico realizado pelo Senado que resultar na cassação de mandatos é intocável, cabendo ao STF apenas fixar limites prévios, infensos à processualidade democrática, para a defesa da soberania popular.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais