Buscar

Qual é o Objeto de estudo do direito Civil?

💡 4 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

O objeto de estudo é a pessoa natural (física ou jurídica) nas suas relações jurídicas particulares. O Estado não é parte nas transações, atuando apenas para impedir desequilíbrio nas transações.

8
Dislike1
User badge image

Antonio Correia da Silva Junior

O Direito Civil regula todas as relações entre particulares, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas. Sendo assim, podemos considerar o ramo do Direito Civil como “Direito do cidadão” como bem observou Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho. O Direito Civil é o único ramo do Direito que abrange toda a vida civil do indivíduo, desde o seu nascimento até a sua morte, ou seja, podemos considerar como objeto de estudo do direito civil, dividida em três linhas, são elas:


Objetiva - Disciplina as relações jurídicas concernentes às pessoas, aos bens e as suas relações.

Subjetiva - Poder de ação que cada pessoa tem. é a capacidade jurídica atribuída pela lei às pessoas, tornando-as competentes para reger suas próprias relações jurídicas. Temos o exemplo: casamneto e a propriedade privada.

Ciêntifica - Estudo sistemático de seu conteúdo, seus institutos, tanto do direito positivado, quato das legislações de outros povos para, no caso prático, trazer a solução jurídica mais precisa sobre determinado caso.

Espero ter ajudado!

4
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Regula as relações entre os particulares, a constituição do homem comum.
3
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais