Buscar

qual a relação existente entre direito da personalidade e direitos naturais?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

Os direitos da personalidade são do âmbito da pessoa natural (seja ela física ou jurídica). Já os direitos naturais guardam respeito a tudo o que a liberdade nos permite. O direito da personalidade tutela ao homem a garantia de ter atendidos os seus direitos naturais.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Direitos naturais são os direitos inerentes ao ser humano; à qualidade humana, independentemente de positivação em determinado ordenamento. É aquele direito pré-existente que todo ser humano titulariza, como a vida, a dignidade, a liberdade, dentre outros.

Já os direitos da personalidade são aqueles inerentes às pessoas humanas e jurídicas, ligados diretamente à existência de personalidade jurídica. Na pessoa natural, surge com o nascimento com vida ou com a concepção, a depender da corrente adotada, e na pessoa jurídica a partir do registro dos atos constitutivos perante os órgãos competentes. Podemos citar o direito ao corpo, à imagem, à honra, dentre outros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais