Buscar

O que seria Fraude Contra Credores (Vicio Social)

💡 2 Respostas

User badge image

Juscélia Maruti Milagres

É quando alguém, com credores, faz algo para não cumprir suas obrigações perante seus credores.

 

Exemplo: Uma empresa que possue bens e que ainda não foram penhorados/hipotecados, começa a "sumir" com esses bens, vende esses bens para não cumprir sua obrigação.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Da fraude contra credores:

Único vício social do negócio jurídico, previsto no CC, temos aqueles negócios praticados por devedores com intuito de lesar credores ou, como informa o art. 158, do CC: "os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos."

Os mesmo direitos são resguardados aos credores cuja garantia se torne insuficiente, mas lembramos que em todo caso, só poderá pleitear anulação aquele credor que já o era ao tempo da prática do ato.

Ademais, por fraude contra credores, "serão igualmente anuláveis os contratos onerosos do devedor insolvente, quando a insolvência for notória, ou houver motivo para ser conhecida do outro contratante" (art. 159, do CC).

Indo além o Código civil fez previsão do art. 163, do CC, no seguinte sentido: "presumem-se fraudatórias dos direitos dos outros credores as garantias de dívidas que o devedor insolvente tiver dado a algum credor"

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais