Buscar

A sustação de delegação ao Presidente da República, que editou lei delegada exorbitando os limites de competência caberá a quem? Mediante qual ato?

💡 2 Respostas

User badge image

Júlio Meirelles

A sustação de lei delegada que exorbite os limites da sua competência, ou seja, da delegação ao Executivo, é ato exclusivo do Congresso Nacional, que o fará mediante decreto legislativos, como entende a doutrina para os casos do art. 49 da Constituição Federal.

Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa.

Esta possibilidade de sustação de lei delegada que exorbite seus limites diz respeito somente a delegações que não estejam submetidas ao que dispõe o artigo 68, § 3º, da CF, pois por meio do que preceitua, pode o Congresso exigir que o texto da lei delegada seja remetido pelo executivo para sua deliberação final, cabendo o Legislativo aprovar ou rejeitar in totum. Neste caso, entende a Doutriana (Ferrira Filho e Moraes) que a aprovação integral incluiria uma apreciação da exorbitância.

É questionável este entendimento, pois o Congresso pode rever sua posição e em momento posterior o da aprovação entender sustar o que lhe parece exorbitante.

De todo modo, o Supremo jamais enfrentou a questão.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Cabe ao Congresso Nacional sustar a parte do ato normativo do Poder Executivo que exorbitou dos limites da delegação legislativa, o que deverá ser feito por meio de Decreto Legislativo

"Art. 49 da Constituição Federal. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa;"

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais