Buscar

Qual das seguintes interações resulta em absorção total do fóton? A( ) coerente. B( ) Compton. C( ) fotoelétrico.

💡 2 Respostas

User badge image

Daniel Bonaspetti

fotoelétrico

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O efeito "coerente" citado é conhecido como espalhamento Thompson e tem maior probabilidade de ocorrer quando os fótons de raios X possuem energias menores que 10 keV. Nessa situação não há transferência de energia e, portanto não há ionização.

O efeito compton ocorre quando um fóton interage com um elétron fracamente ligado ao núcleo do átomo, logo o fóton perde uma fração de sua energia, mudando o seu trajeto. O elétron, portanto, é ejetado do átomo ao adquirir energia, ocorrendo ionização.

O Efeito Fotoelétrico  ocorre quando um fóton incide em elétron orbital ligado fortemente ao núcleo do átomo. Nesse cenário, a energia é totalmente absorvida pelo elétron e o fóton deixa de existir. O elétron é ejetado do átomo, provocando ionização, assim como no efeito compton. Esse tipo de interação varia de acordo com o numero atômico do material. Se o átomo tiver número atômico alto, ou seja, muitos prótons em seu núcleo, terá mais elétrons fortemente ligados. Como a interação fotoelétrica ocorre com elétrons fortemente ligados, a probabilidade de ocorrer efeito fotoelétrico com núcleos de número atômico alto é muito maior.

Portanto, das três alternativas, a correta é C, efeito fotoelétrico.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais