Buscar

diferencie e exemplifique os mecânismos de difusão simples de substâncias lipossoluvéis e hidrossoluvéis

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Por definição, temos que a difusão simples é um tipo de transporte passivo de substâncias pela membrana celular, que ocorrerá a favor de um gradiente de concentração. Dessa forma, não há gasto de energia e nem a necessidade de um carreador.


Em se tratando de substâncias lipossolúveis, como são substancias gordurosas, como óleos graxas, manteigas, comestíveis ou não, estas substancias, se dissolvem em meios oleosos e gordurosos e são dissolvidas por eles.


Já nas substâncias hidrossolúveis são as mais comuns na natureza, e por isso que a água é chamada o solvente universal, a água dissolve, todas as sais.


Portanto, nesse contexto, existe um produto que tem afinidade com a água e com os óleos, ou seja, tem afinidade com os lipossolúveis e com os hidrossolúveis, esse produto é a glicerina, um subproduto da fabricação do sabão.

1
Dislike0
User badge image

Ana Cristina

A difusão simples é um processo passivo q acontece devido a diferença de concentração de água no ambiente. As susbstâncias hidrossoluvéis consegem passar facilmente entre os ambientes devido a sua afinidade. Agora , as susbstâncias lipossoluvéis não conseguem atravessar entre os meios por causa da sua não afinidade com a água (membrana permeavel a água na difusão simples) e assim precisam de um tipo de canal para passar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais