Buscar

Pode-se indicar como principal mecanismo de ação atribuído aos macrófagos:

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Macrófagos: apresentadores de antígenos. São mononucleares. Responsáveis pela produção de citocinas, pela lise dos antígenos fagocitados e pela produção de APC. Possuem os mesmos grânulos que os neutrófilos. Os macrófagos se originam dos monócitos, encontrados no sangue periférico (não há macrófagos no sangue periférico, só monócitos). Nos ossos os macrófagos são chamados de osteoclastos; nos pulmões de macrófago alveolar; no fígado de células de Kupfer; no tecido conjuntivo de histiócitos; e no cérebro de micróglia.

 

Em citologia, chamam-se macrófagos as células de grandes dimensões do tecido conjuntivo, ricos em lisossomas, que fagocitam elementos estranhos ao corpo. Os macrófagos derivam dos monócitos do sangue e de células conjuntivas ou endoteliais. Intervêm na defesa doorganismo contra infecções. Também são ativos no processo de involução fisiológica de alguns órgãos. É o caso do útero, que, após o parto, sofre uma redução de volume, havendo uma notável participação dos macrófagos nesse processo.

Têm característica afinidade de cooperação com os linfócitos T e B.[1] Possuem duas grandes funções na resposta imunitárias: fagocitose e destruição do microrganismo; e apresentação de antigénios.

Expressam numerosos receptores:

  • Para citocinas pró-inflamatórias;
  • Para moléculas da parede bacteriana;
  • Para proteínas do complemento;
  • Para imunoglobulinas;
  • Para moléculas de adesão.

Notas e referências

  1. Ir para cima VERRASTO, Therezinha. Atheneu, : . Hematologia e hemoterapia Fundamentos de Morfologia, Fisiologia, Patologia e Clínica2005 (São Paulo [s.n.]). ISBN 85-7379-227-2.
0
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

O macrófago é uma célula de defesa do organismo e que atua no sistema imunológico.

Os macrófagos são encontrados no tecido conjuntivo e se concentram em órgãos com a função de defesa do organismo.


A principal função dos macrófagos é realizar a fagocitose. O macrófago fagocita células danificadas e envelhecidas, restos celulares, agentes estranhos e partículas inertes.


Além das funções descritas, os macrófagos têm a capacidade de expor em sua superfície fragmentos derivados de sua atividade fagocitária, essa exposição pode iniciar uma resposta imunitária quando reconhecidos pelos linfócitos, quando exercem essa função, os macrófagos também recebem o nome de células apresentadoras de antígenos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais