Buscar

Teoria geral do processo

Com o fortalecimento do Estado e com a função pacificadora, temos a “quase” absoluta exclusividade estatal. Autotutela é crime. Com relação à autotutela, marque VERDADEIRO ou FALSO.

O locatário goza do direito de retenção, no caso de benfeitorias necessárias, ou no de benfeitorias úteis ou voluptuárias, se estas houverem sido feitas com expresso consentimento do locador.

💡 2 Respostas

User badge image

Cid Klein

Falso, pois as benfeitorias voluptuárias, ainda que autorizadas pelo locador, não permitem o exercício do direito de retenção (Lei n. 8.245/1991, arts. 35 e 36). Estas somente podem ser levantadas pelo locatário, ao término do contrato de locação, mas desde que sua retirada não afete a estrutura e a substância do imóvel.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A afirmativa está correta, pois a vedação à autotutela, apesar de ser regra no ordenamento jurídico pátrio, admite exceções expressas.

"Art. 578, CC. Salvo disposição em contrário, o locatário goza do direito de retenção, no caso de benfeitorias necessárias, ou no de benfeitorias úteis, se estas houverem sido feitas com expresso consentimento do locador."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais