Buscar

9 - Diferencie a atividade jurisdicional da atividade administrativa.

💡 2 Respostas

User badge image

Raíssa Oliveira

A atividade jurisdicional é uma atividade substitutiva, tradicionalmente exercida pelo Estado através do Poder Judiciário, que consiste em resolver conflitos de interesses entre particulares ou entre o Estado e o particular, mediante provocação do interessado.

Tem por finalidade aplicar o direito ao caso concreto e em caráter definitivo.

Atividade administrativa nada mais é do que a gestão de bens, interesses e serviços públicos com o objetivo de se alcançar o bem comum, atendo-se sempre a lei e a moralidade administrativa. A natureza jurídica da atividade administrativa pública é uma obrigação assumida em nome e em razão do interesse público, sendo certo que os direitos e as prerrogativas conferidos ao agente são em função de seu cargo e nunca em razão de sua pessoa.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A atividade jurisdicional e a atividade administrativa são típicas funções estatatais, cada um com sua importância no Estado Democrático de Direito.

Por atividade jurisdicional, temos uma atividade inerte (ação mediante provocação), não política (quem exerce não é eleito) e que deve dizer o direito no caso concreto, de forma específica, solucionando conflito entre as partes e aplicando o direito abstrato em concreto, em regra, salvo as ações de controle abstrato e outras às quais a própria constituição atribui a aptidão de ter eficácia erga omnes.

Já a atividade administrativa é a atividade que age por provocação ou iniciativa própria, de forma concreta e imediata, com intuito de alcançar o interesse público, exercendo supremacia sobre o interesse privado.

 

Não devemos confundir atividades jurisdicional e administrativa com Poderes Judiciário e Exectutivo. Nada obstante a atividade jurisdicional seja típica daquele primeiro e a administrativa deste segundo, outros Poderes o exercem de forma atípica. Exemplificando, o Poder Legislativo exerce atividade jurisdicional ao julgar o Presidente da República quando da prática de crime de responsabilidade, enquanto Poder Judiciário e Legislativo exercem atividade administrativa ao contratar serviços, promover licitações, realizar controle sobre seus servidores, etc.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais