Buscar

Hormonios

Descreva sobre os hormonios produzidos pela glandula suprarenal ( 5 principais )

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Funções das glândulas suprarrenais[editar | editar código-fonte]

A glândula adrenal (ou supra-renal) é dividida em córtex e medula, e cada uma dessas partes secreta hormônios. O córtex produz corticoesteroides, e a medula catecolaminas.

A parte mais externa (córtex) é subdividida em três camadas: glomerulosa, fasciculada e reticulada. A camada superficial é a glomerulosa, e ela libera mineralocorticoides, dos quais o mais importante é a aldosterona. Após a camada glomerulosa vem a fasciculada, que libera os glicocorticoides (o principal é o cortisol), que são responsáveis pelo metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas no organismo. A última camada do córtex adrenal é a reticulada, que produz hormônios androgênios.

A liberação do ACTH (corticotropina) pela adeno-hipófise estimula a secreção dos glicocorticoides. A estimulação da aldosterona é feita pelos níveis de angiotensina II e de potássio sérico (se o potássio está elevado, a aldosterona elimina potássio e reabsorve sódio e água).

As catecolaminas (dopamina, noradrenalina e adrenalina) são produzidas na parte medular da glândula.

 

fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Gl%C3%A2ndula_suprarrenal

 

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A glândula supra renal tem vários papéis metabólicos no corpo humano. Nossas duas glândulas supra renais podem ser encontradas na parte superior cada um dos nossos rins. Juntos, eles liberam os hormônios que nos ajudam a metabolizar, atuam na maturação sexual à medida que crescemos, além de responder ao estresse. 


A glândula suprarrenal é formada por dois tecidos embrionários diferentes, que originam duas partes da glândula: o córtex suprarrenal e a medula suprarrenal. Sendo assim, cada parte dessa glândula produz hormônios diferentes, como veremos a seguir.

A medula suprarrenal: Responsável pela produção de adrenalina e noradrenalina. Os dois hormônios são liberados em grandes quantidades no organismo depois de fortes reações emocionais (como susto, medo, estresse) e provocam aumento dos batimentos cardíacos e pressão arterial, constrição dos vasos, etc. Algumas doenças são causadas pelo excesso desses hormônios no corpo, como a Síndrome de Cushing e o feocromocitoma.

O córtex suprarrenal: Responsável pela produção dos hormônios cortisol, aldosterona e andrógenos adrenais

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais