Buscar

QUEM SABE A RESPOSTA DESSA PERGUNTA?

Questão 8/10

Leia o seguinte extrato de texto:

“Vygotsky (1984) também atribui importância à imitação, mas por outras razões. Diferentemente de Piaget, para quem a aprendizagem, em seu sentido restrito, não é fator constitutivo do desenvolvimento, Vygotsky apresenta a hipótese de que uma intensa e dinâmica relação de influência recíproca entre esses dois processos. A aprendizagem precede temporalmente o desenvolvimento, que consiste na interiorização progressiva de instrumentos mediadores e se inicia sempre no exterior, na Zona de Desenvolvimento Proximal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOURA, Maria Lucia Seidl de; RIBAS, Adriana F. P. Imitação e desenvolvimento inicial: evidências empíricas, explicações e implicações teóricas. Estud. psicol: Natal, 2002. p. 208.

Conforme o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, as situações criadas nas brincadeiras são importantes para o desenvolvimento das crianças, pois:

A
Ao brincar, as crianças criam novas formas de representação da realidade, para se tornar mais distantes e distintas dos papéis desempenhados pelos adultos.
B
A imitação é desenvolvida durante as brincadeiras entre as crianças porque elas têm a necessidade imediata de imitar umas às outras.
C
Em situações de brincadeiras, a crianças imita papéis exercidos pelos adultos e ensaia futuros papéis e valores, desenvolvendo a motivação e as habilidades de participação social.
D
A brincadeira de imitação é um processo que começa em casa com a família e sua continuidade deve ser evitada em sala de aula.
E
A brincadeira de imitação refere-se à fase de desenvolvimento da primeira infância e logo termina quando a criança atinge a maturidade linguística, aos 3 anos de idade.

💡 6 Respostas

User badge image

ANDRÉIA REGINA SEVERO MILLANI

eu achei letra C 

0
Dislike0
User badge image

Maria da Silva

obrigada Andréia.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Vygotsky abordou a relação entre ensino, aprendizagem escolar e desenvolvimento cognitivo.


Para Vygotsky, a imitação é um passo importante para o desenvolvimento das estruturas da criança, pois ao imitar, as crianças desenvolvendo a motivação e as habilidades de participação social, e isso deve ser feito tanto em casa quando no ambiente escolar.


Assim, a alternativa correta é a letra c.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais