Buscar

Uma lei declarada inconstitucional será ineficaz, inválida ou revogada?

💡 7 Respostas

User badge image

Estudante PD

Devo discordar. A declação de inconstitucionalidade supõe a simples declaração ou o singelo reconhecimento de uma situação preexistente.

3
Dislike1
User badge image

Estudante PD

Uma lei declarada inconstitucional vai ser inválida e consequentemente ineficaz, visto que uma lei quando é declarada inconstitucional seria o mesmo se ela nunca tivesse existido e desse modo não teria mudado as relações sociais.
2
Dislike1
User badge image

Anne Alves

Discordo Igor dessa parte "visto que uma lei quando é declarada inconstitucional seria o mesmo se ela nunca tivesse existido e desse modo não teria mudado as relações sociais", pois, dependendo da lei, o STF pode proceder a modulação dos efeitos no controle concentrado por conta da segurança jurídica.
Posso dar como exemplo a ADI 3601 que foi julgada procedente em 2009. A Lei Distrital 3.642/2005 regulamentava a Comissão Permanente de Disciplina da Polícia Civil do DF, e, por haver vício de iniciativa na sua formulação, que é competência privativa da União legislar sobre o regime jurídico dos policiais civis do DF, foi julgada inconstitucional. Entretanto, com a modulação temporal dos efeitos, evitou que a inconstitucionalidade atingisse todos os atos da comissão de disciplina desde a sua criação, assim, tornando permanente a demissão dos policiais que foram submetidos à comissão.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais