Buscar

Qual a participação dos nutrientes alimentares na contração muscular ?

💡 2 Respostas

User badge image

Beatriz Costa

O cálcio é vital na formação e manutenção dos ossos e dentes. Importante na modulação da contração muscular, atuando, assim, no controle dos batimentos cardíacos e na transmissão de impulsos nervosos.  http://www.foreverliving.com.br/arqs/downloads/detalhe_1224594990_flp_cartilha_nutricao_20071214_web.pdf 

http://www.endocrinologia.com.br/nutricao/a-importancia-dos-sais-minerais.php

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A contração muscular é super importante para a movimentação humana. No reino animal, os músculos destinam-se a duas funções: movimentos e força. Na contração dos músculos do esqueleto, os movimentos produzem sempre a aproximação de ossos articulados entre si, enquanto o relaxamento muscular permite o afastamento deles. Torna-se evidente que a aproximação só é possível pelo encurtamento das fibras que formam os músculos, o que é denominado de contração isotônica.


Por sua vez, os nutrientes são substâncias encontradas nos alimentos e que possuem funções específicas no organismo. Eles são essenciais para o funcionamento adequado do corpo humano. Nesse contexto, o cálcio, distribuído no organismo entre os dentes, ossos e sanguem, elhora o metabolismo ósseo, saúde dos ossos e contração muscular. Além disso, o cálculo é fundamental principalmente durante a infância, pois é nessa fase que se cria as reservas de cálcio no corpo. 


Mais precisamente, para que ocorra a contração muscular o sistema depende da disponibilidade dos íons cálcio e o relaxamento muscular depende da ausência ou diminuição deste íon. O retículo sarcoplasmático é quem regula o fluxo de íons cálcio, para a realização dos ciclos de contração muscular. A despolarização do retículo libera os íons cálcios de forma passiva até os filamentos finos e grossos dos músculos, ocasionando a contração muscular. A polarização deste retículo transporta os íons cálcio de volta às cisternas, parando a atividade contrátil do músculo. Podemos dizer que a contração muscular acontece quando ocorre a interação da actina e a miosina, que são proteínas contráteis dos músculos. Essa interação ocorre na presença de cálcio intracelular e energia. A energia necessária para a contração muscular vem da hidrólise do ATP. Já a disponibilidade de cálcio vem da liberação deste íon do retículo sarcoplasmático, quando despolarizado.


Portanto, dentre os nutrientes, o cálcio é essencial para a contração muscular.

Fontes:

  • https://www.todamateria.com.br/nutrientes/
  •  https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/a-importancia-do-calcio-na-contracao-muscular/17476
  • http://www.anatomiadocorpo.com/sistema-muscular/contracao-muscular/
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais