Buscar

. Alguns autores criticam nossa legislação civil sob o argumento de que ela seria excessivamente patrimonialista. Essa crítica é procedente?

💡 3 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

Acaso a crítica esteja se referindo ao Código anterior (1916), é totalmente pertinente. O código atual (2002) buscou incorporar os valores humanos expressos na CF/88. Nesse sentido a crítica é improcedente.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Não concordamos com tal afirmação, sobretudo com o advento do Código Civil de 2002, que inicia com tratos das pessoas, naturais e jurídicas, indicando direitos da personalidade e tutelando diversos fatores de ordem existencial.

Claro que, sendo a espinha dorsal do direito privado, muito trata de patrimônio, mas lhe impõe a função social e a boa-fé, tutelando a dignidade da pessoa humana, trazida pelo texto constitucional, mas afetando toda legislação ordinária por eficácia irradiante, sem permissão para que o patrimônio sobre ela prevaleça;

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados