Buscar

Sistemas de informações gerenciais

Gente, alguém quer comparar as respostas da prova de SIG?

 

Atividade Avaliativa: Objetiva G1 (peso 4) 2016-02

Entrega até 26/09/16

1-A

2-C

3-D

4-E

5-B

6-A

7-A

8-E

9-E

10-D

 

💡 7 Respostas

User badge image

Valdecir ferreira dos santos

Valeu vamos conferir!!!!

0
Dislike0
User badge image

Jean

FOI ESTAS QUESTÕES QUE ESTÃO ABAIXO QUE RESPONDEU?
 
 

Questão 1: Um aspecto relevante que deve ser considerado no gerenciamento da informação está relacionado a sua  qualidade. Um dos atributos relacionados às informações de alta qualidade é a PRECISÃO da informação fornecida por um sistema; nesse contexto, podemos afirmar que:

I. A informação precisa contém todos os fatos importantes.

II. A informação precisa é isenta de erros.

III. A informação precisa deve ser fornecida quando for necessária.

IV. A informação precisa estar relacionada às necessidades de informação de um receptor específico.

É correto o que se afirma em:

Peso: 1.0

 

    a.II, apenas. 

 

    b.III, apenas. 

 

    c.I e II, apenas. 

 

    d.II e III, apenas 

 

    e.III e IV, apenas 

 


2

Questão 2: No ambiente das  organização, ocorrem quatro processos de conversão do conhecimento, que conforme Nonaka e Takeuchi (1996) são a socialização, a exteriorização, a combinação e internalização. Sobre estes processos, avalie as opões abaixo. 

I. A criação do conhecimento nas organizações ocorre, principalmente, pela interação dos dois tipos de conhecimento, o explícito e o tácito. 

II. Uma equipe da área de assistência técnica, por exemplo, inicia o  compartilhamento do conhecimento tácito, quando se reúne e um dos participantes explana como solucionou um problema complexo encontrado em determinado equipamento.

III. A externalização é relevante para a criação do conhecimento organizacional, pois cria conceitos novos e explícitos a partir do conhecimento tácito.

IV.  Denomina-se socialização a criação do conhecimento realizada por meio da educação e do treinamento formal, que se serve da sistematização de conjuntos de conhecimentos.

V. Quando os aprendizes trabalham com seus mestres e aprendem sua arte não por meio da linguagem formal, mas, sim, por meio da observação, imitação e prática, verifica-se a conversão do conhecimento, por intermédio da combinação.

É correto o que se afirma em:

Peso: 1.0

 

    a.I e V, apenas. 

 

    b.II e III, apenas. 

 

    c.I, II e III, apenas. 

 

    d.II, III e IV, apenas. 

 

    e.III, IV e V, apenas. 

 


3

Questão 3: As empresas estão se tornando empreendimentos de e-business onde a Internet e outras redes, incluindo redes de comunicação digital (internet, intranets, extranets),  tem se tornado a principal infraestrutura  de tecnologia da informação no apoio às operações destas. Sob este enfoque, avalie as opções abaixo.

I. A Intranet é uma extensão da extranet da empresa, onde os usuários remotos se conectem de forma segura, via Internet ou redes privadas, à intranet principal da empresa.

II. Uma extranet usa as mesmas tecnologias e protocolos da Internet (WWW) para criar uma rede privada em uma organização.

III. As páginas da web (internet) são baseadas em uma linguagem padrão de hipertexto, a HTML, a qual permite formatar e criar links entre documentos armazenados em computadores.

IV. As páginas da web (internet) são acessadas por meio do protocolo de transferência de hipertexto (HTTP – Hypertext Transfer Protocol).

É correto o que se afirma em

Peso: 1.0

 

    a.I, apenas. 

 

    b.I e II, apenas. 

 

    c.II e III, apenas. 

 

    d.II, III e IV, apenas. 

 

    e.I, II, III e IV. 

 


4

Questão 4: A VINO é uma pequena empresa especializada no nicho de vinhos artesanais e oferece ampla variedade de vinhos de alto padrão, de origem nacional e também importados do MERCOSUL. Os vinhos, por serem artesanais, são produzidos em quantidades reduzidas e requerem procedimentos especiais para conservação para que não percam suas propriedades, além de um prazo de validade bastante reduzido. Apesar de o negócio ser bem-sucedido, o proprietário da VINO identificou que muitos clientes compravam bem menos do que gostariam por duas razões: dificuldade de movimentar-se no trânsito da cidade e falta de tempo, devido à agenda apertada dessas pessoas. Além disso, devido ao fato de o vinho ser artesanal e a validade menor, a rotativa do estoque é uma preocupação do proprietário. A partir dessa constatação, o proprietário da VINO decidiu adotar um novo canal de vendas, um comércio eletrônico para vendas de vinhos artesanais no mercado nacional e MERCOSUL.Considerando a situação dessa empresa, avalie as afirmações a seguir.

I. A opção pelo comércio eletrônico pela VINIO é inviável devido a questões de segurança para o pagamento das compras realizadas pelos clientes, além da  complexa logística para a entrega do produto.

II. Como se trata de comércio eletrônico, a VINO atingirá um grande volume de vendas, tanto em escala nacional quanto no MERCOSUL.

III. Não há oportunidade clara de negócios, pois não há volume de mercado que permita escala de ganhos, com vendas pelo comércio eletrônico.

IV. A opção pelo comércio eletrônico agrega um diferencial no atendimento ao consumidor final, alavancando as vendas da loja VINO.

É correto o que se afirma em

Peso: 1.0

 

    a.I, apenas. 

 

    b.II, apenas. 

 

    c.IV, apenas. 

 

    d.I e III apenas. 

 

    e.II e IV, apenas. 

 


5

Questão 5. Hoje, as tecnologias da Internet estão sendo usadas tanto dentro das organizações quanto entre elas, denominadas intranet e extranet, assim, a internet têm criado um novo espaço para a realização de negócios. Com o objetivo de obter maior conectividade e velocidade de transmissão de dados, a empresa CULTURAL, uma livraria instalada em um shopping Center, implantou recentemente uma intranet. A respeito dessa implantação, é correto afirmar que a empresa:

I. Criou uma rede de comunicação de longo alcance para realizar comércio eletrônico com restrição de horário.

II. Implantou uma rede local privativa, com funcionalidades similares à da internet, que dará suporte à comunicação, ao gerenciamento e ao planejamento dos seus negócios.

III. Criou uma rede de comunicação que permite a integração com sua cadeia de suprimentos, ao possibilitar a interconexão entre fornecedores e clientes.

IV. Implantou um banco de dados para conexão com outros servidores de internet, que dá a ela a possibilidade de obter processamento distribuído.

V. Gerou uma rede de comunicação com recursos para recuperação de dados perdidos, eliminação de dados duplicados e restabelecimento de comunicação interrompida.

É correto o que se afirma em

Peso: 1.0

 

    a.I, apenas. 

 

    b.II, apenas. 

 

    c.III, apenas. 

 

    d.II e IV, apenas. 

 

    e.III e V, apenas. 

 


6

Questão 6. Um software aplicativo tem como objetivo atender às necessidades de processamento de informação dos seus usuários. Temos um conjunto de softwares aplicativos para uso de finalidade geral e para uso de finalidade especifica. Avalie as alternativas abaixo quanto aos softwares aplicativo de finalidade especifica.

I. Um sistema para gerenciamento do setor de recursos humanos de uma empresa é um software aplicativo de finalidade especifica.

II. Um sistema para apoio ao processo de produção e logística de entrega de uma empresa é software aplicativo de finalidade geral.

III. Uma planilha eletrônica é um tipo de software aplicativo de finalidade específica.

IV. Um sistema para apoio ao setor financeiro de uma empresa é um software aplicativo de finalidade específica.

É correto apenas  o que se afirma em

Peso: 1.0

 

    a.I, apenas. 

 

    b.IV, apenas. 

 

    c.I e II, apenas. 

 

    d.II e III, apenas. 

 

    e.I e IV, apenas. 

 


7

Questão 7: Dona Inês é prioritária de um pequeno salão de beleza SEMPRE BELA, instalado em um bairro da cidade, longe da área central. Além dos serviços prestados (corte, lavagem, escova e pintura de cabelo, maquiagem, unhas, e outros), o salão vende produtos de beleza para suas clientes. Dona Inês tomou uma decisão importante: adotar um sistema de informação para controlar o estoque, a agenda, e o caixa do salão. Assim, ela precisa definir qual é o mais adequado para atender a sua necessidade, sendo o mais recomendado:

I. Um Microcomputador (PC) desktop é adequado para controlar a agenda, o estoque e o caixa do salão de beleza SEMPRE BELA.

II. Uma Estação de Trabalho (workstation) com grande capacidade de processamentos gráfico e matemático, para controlar o estoque e o caixa do salão.

III. Um computador de vestir para a visualização da quantidade de produtos em estoque do salão SEMPRE BELA.

IV. Um Assistente Pessoal Digital (PDA) com um sistema operacional multitarefa que usa caneta para efetuar o reconhecimento de voz, em vez de aceitar entradas via teclado, para controlar a agenda, o estoque e o caixa do salão de beleza.

V. Um Palmtop para gerenciar uma rede de computadores e vários terminais espalhados pelo salão de beleza SEMPRE BELA.

É correto o que se afirma em

Peso: 1.0

 

    a.I, apenas. 

 

    b.II, apenas. 

 

    c.III, apenas. 

 

    d.IV, apenas. 

 

    e.V, apenas. 

 


8

Questão 8. A empresa BelaCasa é um varejista que vende eletrônicos, móveis e objetos de decoração no estado São Paulo (SP). A empresa possui 10 filiais distribuídas nas cidades de SP com população acima de 300 mil habitantes e sua matriz esta instalada na cidade de Campinas. Para ter informações com qualidade e atualizadas em tempo real, a empresa precisa adotar uma solução de tecnológica. Uma equipe da área de tecnologia da Informação (TI) da empresa realizou exaustivos estudos para apresentar alternativas para a escolha de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Considerando ser essa uma decisão inovadora para a BelaCasa, o que levou a empresa a adotar esta solução foi a intenção de:

I. Criar um banco de dados descentralizado entre vários computadores.

II. Reunir clientes e funcionários da empresa através das tecnologias do SGBD.

III. Centralizar os dados em um banco de dados e gerenciá-los de forma eficiente com o uso de um SGBD.

IV. Ter um software ou uma ferramenta adequada para criar, armazenar, organizar e acessar os dados de um banco de dados. 

É correto o que se afirma em:

Peso: 1.0

 

    a)I, apenas. 

 

    b)III, apenas. 

 

    c)II e III, apenas. 

 

    d)III e IV, apenas. 

 

    e)II, III e IV, apenas. 

 


9

Questão 9: Os tomadores de decisão necessitam informações concisas e confiáveis sobre operações atuais, além de tendências e mudanças do negócio. Os dados são constantemente fragmentados com o uso de sistemas operacionais diferentes tal como Sistemas Transacionais (SPT), Sistemas de Informações Gerenciais (SIG), Sistemas de Gestão Integrados (ERP) entre outros, assim, os gerentes tomam decisões com informações parciais ou incompletas, na melhor das hipóteses. O Data Warehouse (DW) surge como uma solução à este problema,  é empregado por organizações para superar tais obstáculo, integrando, organizando e viabilizando o acesso aos dados operacionais de uma forma consistente. Sobre o Data Warehouse (DW), avalie as opções abaixo.

I. É um tipo de banco de gados orientado por assunto para suporte ao processo de  tomada de decisões.

II. Usuários podem utilizar a OLAP (processamento analítico online) para analisar diferentes dimensões de dados em um DW, como uma série temporal de vendas por região, produto e tempo.

III. O tempo é uma dimensão importante à qual todo Data Warehouse deve oferecer suporte.

IV. Um Data Mart dependente é um subconjunto de dados criado diretamente a partir do data warehouse.

É correto o que se afirma em:

Peso: 1.0

 

    a)I, e II, apenas. 

 

    b)I e III, apenas. 

 

    c)II e III, apenas. 

 

    d)III e IV, apenas. 

 

    e)I, II, III e IV. 

 


10

Questão 10: Na última década os dispositivos móveis como os telefones do tipo smartphones e tablets invadiram os mercados mundiais. O smartphone passou a ser um computador móvel incorporando maior capacidade computacional, além de sensores, assim, gerou-se uma tecnologia inovadora  para a criação de milhões de aplicações, sofisticadas e contextuais. O smartphone já é considerado uma extensão do nosso cérebro e faz parte do nosso dia a dia, com sensores que capturam pulso, temperatura, nível de colesterol, batimento cardíaco, onde estamos, com quem falamos ou trocamos ideias, quais nossos compromissos, entre outros. No mundo dos negócios, o smartphone têm gerado lucros às mais diversas empresas como, por exemplo, o Instagram. Os primeiros aplicativos móveis (apps) eram isolados dos sistemas corporativos, mostrando que os profissionais de TI os encaravam de forma isolada, sem conexão com os processos e negócios das empresas. Na última década os dispositivos móveis caíram no gosto da população e se tornaram tão populares que as empresas se viram obrigadas a incorporá-las aos seus processos. Sobre essa nova realidade no cotidiano das organizações, avalie as opções abaixo:

I. Os dispositivos móveis não são relevantes, portanto, não devem ser incorporados na arquitetura de tecnologia da informação corporativa.

II. O impacto dos dispositivos móveis é grande e transforma os processos de trabalho e as relações com os clientes.

III. Com os dispositivos móveis aumentam as interações com os clientes, viabilizando o acesso contínuo à informação e as conexões com os parceiros de negócios tornam-se mais intensas.

IV. Não é recomendado incorporar dispositivos móveis na arquitetura de tecnologia da informação das organizações devido aos problemas de segurança no acesso às informações, que poderão surgir.

É correto o que se afirma em

Peso: 1.0

 

    A.I, apenas. 

 

    B.II, apenas. 

 

    C.I e IV, apenas. 

 

    D.II e III, apenas. 

 

    E.II, III e IV, apenas. 
0
Dislike0
User badge image

Vira Latas

Sim Jean, essa prova mesmo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais