Há possibilidade de duas ações idênticas serem reunidas?
Tedy Cardoso Maia
Impossível, se as ações são identicas ( isto é: mesmas partes, pedido e causa de pedir) pode ocorrer duas hipóteses:
1 - se alguma delas já fez coisa julgada material, a grosso modo não cabe mais recurso, ocorre a incidênia da litispendência sobre a segunda ação e esta deverá ser extinta sem a resolução do mérito em que pese seu prosseguimento ferir o princípio da identidade física do juiz que vigora no processo civil
2 - se as duas ações identicas ainda não foram julgadas e nenhuma delas incorre vício de competência, a que foi proposta primeiro prevalece, enquanto que a segunda será extinta sem resolução do mérito.
obedecendo sempre ao princípio da identidade física do juiz.
Tedy Cardoso Maia
Pedro Ferreira, segundo a doutrina existem apenas três tipos de ações, quais sejam:
Cognitivas (conhecimento), executórias ou executivas e cautelar
alguns doutrinadores através da teoria do sincretismo processual determinam que as ações mandamentais fariam parte desta classificação mas a classica é a apontada acima.
ABS
ABS
Taísa Vaz
sim,se houver duas açoes identicas correndo em varas diferentes, devo olhar os elementos da ação, se houver a mesma causa de pedir e o mesmo pedido, há aí uma Conexão. Devendo então haver a reunião dos processos para um só juiz, para saber qual juiz deverá acolher os processos, olho os artigos 106 e 219 do CPC. Havendo as mesmas partes e a mesma causa de pedir, haverá continencia que também deverão ficar a cargo de um só juiz. E, se houver a mesma causa de pedir, o mesmo pedido e as mesmas partes, um dos processos deverá ser extinto, ficando a cargo de um só juiz, o qual você saberá analisando a territorialidade, as varas e o CPC te dará a posição sobre qual juiz terá competencia para julgar a causa. Portanto, pode sim haver a reunião de duas causas semelhantes.
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Teoria Geral do Processo
•UNINOVE
Natalia Bittencourt
Compartilhar