Buscar

No desenvolvimento motor qual a diferença entre o Processo e o produto?

💡 1 Resposta

User badge image

Flavio Luiz Lopes

O desenvolvimento e o refinamento de padrões motores e de habilidades motoras são influenciados de maneiras complexas.

Tanto o processo (como ocorre) quanto o produto (movimento observável) de um movimento de um indivíduo estão enraizados em um AMBIENTE experimental e GENÉTICO peculiar, conectados às exigências específicas da TAREFA motora.

O desenvolvimento motor pode ser estudado orientando se para o processo ou para o produto.
 Os primeiros pesquisadores enfatizavam a importância da “pesquisa orientada para o processo”, isto é, para a forma e a função. Concentravam-se na aquisição de padrões motores. A “pesquisa orientada para o produto” importa-se com o resultado do desempenho do individuo. A aptidão desenvolvida aumenta o desempenho, mas o bom desempenho não é totalmente dependente da aptidão desenvolvida.
 Atualmente, o desenvolvimento motor pode ser estudado tanto como processo quanto como produto. Como processo, o desenvolvimento motor envolve as necessidades biológicas subjacentes, ambientais e ocupacionais, que influenciam o desempenho motor e as habilidades motoras dos indivíduos desde o período neonatal até a velhice. Como um produto, o desenvolvimento motor pode ser considerado como descritivo ou normativo, sendo analisado por fases que refletem o particular interesse do pesquisador.  
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais