Buscar

Quais neurotransmissores participam da contração muscular dos muaculos: Liso, esqueletico e cardíaco?

💡 2 Respostas

User badge image

JoãoeFran Miranda

Olá, primeiramente é preciso diferenciar o tipo de controle neuronal realizado sobre estas fibras musculares. Desta forma é importante compreender que os musculos estriados esqueléticos realizam movimentos voluntários na imensa maioria das ocasiões, desta forma recebem estímulo do segundo neuronio motor, o que faz com que seu neurotransmissor descarregado na placamotora seja a Acetilcolina, gerando um impulso efetor positivo que culmina na contração muscular.

 

Já as fibras lisas e estriadas esqueléticas podem ser estimuladas por vias neurais do sistema vegetativo e não somático como no caso anterior, portanto, podem receber estímulos simpáticos ou parassimpáticos.

De forma grosseira a via simpática utilizará a noradrenalina e este neurotransmissor gerará uma resposta exclusiva em cada tecido do corpo onde for reconhecido, no caso do musculo cardíaco por exemplo, terá efeito inotrópico e cronotrópico gerando aumento da força e do ritmo de contração. 

Já o sistema parassimpático utilizará a Acetilcolina utilizando o mesmo exemplo anterior do musculo cardíaco teremos redução da frequencia cardíaca como resposta a sua liberação.

 

Espero ter ajudado e bons estudos!

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A acetilcolina é uma amina produzida no citoplasma das terminações nervosas. Sua precursora é uma vitamina pertencente ao complexo B, a colina é obtida a partir da alimentação ou da prórpia degradação da acetilcolina por uma enzima específica (acetilcolinesterase), sendo então sequestrada para o interior do neurônio a partir do líquido extracelular.


A colina participará de uma reação de acetilação com Acetil-CoA, por ação da enzima colina acetiltransferase. As terminações nervosas, onde se processam essas sínteses, são ricas em mitocôndrias que disponibilizam o Acetil-CoA necessário para a reação.


Para que exerça sua função corretamente, a acetilcolina, bem como os demais neurotransmissores, deve ser removida ou inativada de acordo com as demandas de tempo para cada resposta sináptica específica pretendida. Portanto, atua nesse processo a enzima acetilcolinesterase, que catalisa a hidrólise da acetilcolina, liberando colina no líquido extracelular, que pode ser reaproveitada para os processos se síntese neuronais.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais