Buscar

Questão Objetiva

A analogia além de fonte do Direito é, também, recurso argumentativo. De acordo com Rodríguez (2016) avalie as asserções a seguir

I. A analogia origina-se no princípio da isonomia: busca resultados equivalentes em casos diferentes, mas que apresentam traços semelhantes.

 

II. A essência da analogia é a aproximação entre casos que são díspares. Essa aproximação é realizada por meio da argumentação.

 

III. Na argumentação por analogia, a quantidade de decisões judiciais é mais importante que a qualidade. Assim, para que a jurisprudência tenha maior efeito suasório, é necessário que sejam enumeradas várias sentenças. A qualidade da comparação entre a decisão judicial e o caso defendido pouco importa.

 

IV. Um dos procedimentos utilizados para refutar a analogia é ressaltar os elementos que são diferentes entre a jurisprudência e o caso que se discute.

 

É correto o que se afirma em:

💡 6 Respostas

User badge image

Angelo Menossi

Vou na "b" também

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais