Buscar

Como ocorre a infecção. Discorra sobre as células participantes e o local de atuação.

💡 2 Respostas

User badge image

maria aparecida rodrigues

A resposta inflamatória ocorre no tecido conjuntivo vascularizado, incluindo plasma, células circulantes, vasos sanguíneos e constituintes extracelulares do tecido conjuntivo. As células circulantes incluem os neutrófilos, monócitos, eosinófilos, linfócitos, basófilos e plaquetas. As células do tecido conjuntivo são os mastócitos, os fibroblastos, os macrófagos residentes e os eventuais linfócitos. A matriz extracelular consiste de proteínas fibrosas estruturais (compostas por colágeno e elastina), as glicoproteínas aderentes (fibronectinas, lamininas, colágeno não fibrilar, tenascinas e outras) e os proteoglicanos.A inflamação aguda é a primeira resposta a um agente nocivo. Assim, as alterações do calibre vascular têm por objetivo causar um aumento do fluxo sanguíneo para olocal onde o dano se encontra, possibilitando a chegada rápida de anticorpos e leucócitos ao local. Na proximidade da área acometida ocorrem alterações estruturais na microvasculatura, e estas permitem que as proteínas plasmáticas e leucócitos deixem a circulação e emigrem para o foco da lesão assim, a vasodilatação é responsável pelos sinais cardinais de calor e eritema, a sua duração dependerá da força do estímulo. Com a vasodilatação instalada deve ocorrer o alentecimento da circulação no local e, então, o aumento da permeabilidade da microvasculatura. Estes eventos culminarão no extravasamento de líquido rico em proteína para dentro dos tecidos extravasculares e no advento de mais um sinal cardinal da inflamação: edema

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os germes são parte da vida cotidiana e são encontrados em nosso ar, solo, água e em nossos corpos. Alguns germes são úteis, outros são prejudiciais. Muitos germes vivem dentro e no nosso corpo sem causar danos e alguns até nos ajudam a permanecer saudáveis. Apenas uma pequena porção de germes é conhecida por causar infecção.


Uma infecção ocorre quando os germes entram no corpo, aumentam em número e causam uma reação do corpo. Três coisas são necessárias para que uma infecção ocorra:

Fonte: lugares onde os agentes infecciosos (germes) vivem (por exemplo, pias, superfícies, pele humana)

Pessoa suscetível com uma maneira de os germes entrarem no corpo

Transmissão: uma maneira que os germes são movidos para a área suscetível


O contato move os germes pelo toque. Por exemplo, as mãos do profissional de saúde ficam contaminadas ao tocar os germes presentes em equipamentos médicos ou em superfícies de alto toque e depois transportar os germes em suas mãos e se espalhar para uma pessoa suscetível quando a higiene adequada das mãos não for realizada antes de tocar a pessoa suscetível. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais