Buscar

o que determina se um órgão será excitado ou inbido

💡 4 Respostas

User badge image

JoãoeFran Miranda

Concordo com a Tamires. A definição se o impulso gerado é inibitório ou estimulatório depende do quão próximo este estímulo torna a membrana neuronal do seu limiar de ação.

Se a sinapse estimular canais cationicos no neurônio pós sináptico, isso significa que ele estará mais permeável ao influxo de cátions, o que tende a elevar o potencial de membrana do seu estado original (repouso) -65 para um valor mais elevado. Caso os estímulos de troca ionica sejam suficientes para que a membrana atinja o limiar que em geral é de +20mV será disparado um potencial de ação. 

Em outra possibilidade a sinapse pode fazer com haja uma predisposição ao efluxo de potássio do meio interno para o meio externo o que tornaria o potencial de membrana mais negativo e desta forma não permitiria que o limiar de ação seja atingido, consequentemente inibindo aquela fibra nervosa. Desta forma tanto a abertura de canais aniônicos quanto o efluxo de cátions como o potássio do meio interno da fibra nervosa podem ter efeito inibitório sobre a mesma.

Resumidamente, um estímulo que facilite o alcance do potencial limiar é estimulatório e o estímulo contrário é inibitório.

1
Dislike0
User badge image

Tamires Betoni

Os neurotransmissores Acetilcolina e noradrenalina.

0
Dislike0
User badge image

Odonto Turma 65

obrigada
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais